Travado ataque terrorista em Lisboa, cyberbullying contra colegas de escola e outros destaques TSF

O atentado travado pela PJ estava marcado para sexta-feira e o alerta foi dado pelo FBI. O detido é um jovem português.

A Polícia Judiciária (PJ) evitou um atentado terrorista na Universidade de Lisboa. Em comunicado, a polícia explica que foram "apreendidos vastos elementos de prova" e que um jovem português de 18 anos foi detido pela possa das armas. Encontra-se indiciado pela prática do crime de terrorismo. O alerta foi dado pelo FBI e o ataque estava planeado para esta sexta-feira.

Outra jovem de 18 anos foi constituída arguida na quarta-feira por praticar cyberbullying aos colegas. A jovem é suspeita de criar perfis falsos nas redes sociais e de usar os números de telemóvel dos colegas em plataformas de encontros amorosos.

Na sexta-feira, 11 de fevereiro, celebra-se o dia internacional das raparigas na ciência e a Ciência Viva decidiu ir às raízes e falar com jovens raparigas que estão a dar os primeiros passo na ciência. Ouça aqui a reportagem.

A comissão independente para o estudo de abusos sexuais na Igreja Católica em Portugal anunciou esta quinta-feira que recebeu 214 testemunhos no primeiro mês de atividade. A comissão liderada por Pedro Strecth destaca que as denúncias foram feitas por pessoas que atualmente têm entre 88 e 15 anos.

Os recentes ciberataques a várias instituições em Portugal continuam na ordem do dia. A ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, considera que "o país está preparado dentro da medida do possível", mas que os ataques deve gerar preocupação.

Com a nova legislatura quase a começar, a Iniciativa Liberal quer sentar-se entre o PS e o PSD na Assembleia da República. Rui Rio respondeu que essa ideia "anda próxima de uma brincadeira de mau gosto".

O ainda presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, expressou "solidariedade institucional" para com a Vice-Presidente da Assembleia da República, Edite Estrela. Ferro Rodrigues considera que Edite Estrela estaria a "ser alvo de ataques pessoais e de caráter".

Pascale Hardy é francesa e decidiu mudar de vida. Há cinco anos deixou a carreira de investigadora e mudou-se para a Galiza, onde comprou uma aldeia abandonada e a transformou numa aldeia vegan. "Todo o mundo é bem-vindo a provar coisas diferentes", disse.

A Câmara Municipal de Ponte de Lima foi alvo de buscas esta quinta-feira. A PJ confirmou à TSF a investigação, mas não adiantou os motivos. Além da sede da autarquia, as buscas estenderam-se às empresas e à casa do presidente.

No boletim desta quinta-feira, a Direção-Geral da Saúde contabilizou 27.651 novas infeções e 47 mortes, num dia em que Portugal ultrapassou os três milhões de casos. Os internamentos baixaram, ainda que estejam mais cinco doentes nos cuidados intensivos.

De volta à nova composição do Parlamento, o Partido Comunista Português escolheu Paula Santos para substituir João Oliveira na liderança da bancada parlamentar. A deputada foi cabeça de lista da CDU em Setúbal.

Esta sexta-feira viveu-se um momento histórico na Assembleia da República. Após 47 anos, a placa que indicava o grupo parlamentar do CDS-PP foi retirada das paredes do Andar Nobre. A antiga sala centrista vai agora ser utilizada pelo Chega. Veja as imagens.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de