- Comentar
Três casas na freguesia de Campeã, em Vila Real, estão em risco de ruir, na sequência da queda de granizo na tarde de terça-feira. Há ainda estradas cortadas e as operações de limpeza prosseguem esta quarta-feira. À TSF, o presidente da Junta da Campeã e da Associação de Agricultores do Concelho de Vila Real, Jorge Maio, adianta que nenhuma das três casas é habitada.
Relacionados
Quase todos os distritos do continente sob aviso amarelo devido ao calor
Trovoada com granizo em Vila Real causa prejuízos superiores a um milhão de euros
Mais de 20 concelhos de sete distritos em perigo máximo de incêndio
"Duas das casas já estavam sinalizadas, numa delas o telhado caiu com a tempestade e uma parede está em risco de derrocada. Já está sinalizada, a estrada está cortada, a Proteção Civil durante a manhã vai deslocar-se ao local para fazer a sua avaliação", afirma.
Ouça aqui as declarações de Jorge Maio à TSF
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Esta manhã também vai ser feito o levantamento dos prejuízos provocados na agricultura. As culturas do milho, da batata e da castanha foram praticamente arrasadas.
"As culturas de primavera/verão de batata e milho, principalmente, estão totalmente afetadas e também a cultura da castanha, que é bastante predominante aqui nesta zona e a produção já não será o que poderia ser", explica.
Jorge Maio explica que os prejuízos são bastante elevados
O autarca assegura que, a nível agrícola, os prejuízos são bastante elevados. "Dos poucos agricultores que ainda resistem a cultivar este interior, o prejuízo é total", diz, alertando para a necessidade de apoios.
Caiu ainda granizo em outras localidades do concelho, como Torgueda ou Pena.
O mau tempo cruzou o distrito de Vila Real e há também registo de queda de granizo nos concelhos de Chaves e de Vila Pouca de Aguiar.
Os distritos de Vila Real, Bragança, Viseu e Guarda estiveram na terça-feira, entre as 14h00 e as 21h00, sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes de granizo e acompanhados de trovoada e rajadas de vento forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).