TSF distinguida com prémio de carreira Escritaria

Desde o início, "tudo o que se passa passa na TSF". O prémio de jornalismo Escritaria vem distinguir a "rádio que mudou a rádio" há 31 anos e o percurso com que se bateu pela missão profissional.

A TSF foi agraciada com o prémio de jornalismo Escritaria, "criado há já alguns anos com o objetivo de distinguir trabalhos jornalísticos, ou carreiras dedicadas à promoção da língua e da literatura portuguesa".

Esta distinção é um prémio carreira, e é também, conforme refere o júri, "um prémio de gratidão" pelo "longo percurso em defesa da nossa língua".

A organização sublinha que a "rádio que mudou a rádio" assumiu desde o seu início, em 1981, a paixão pela transmissão radiofónica, ao serviço de um "jornalismo livre, descentralizado e promotor da nossa cultura, dando vida à expressão 'tudo o que se passa passa na TSF'", pelo que rapidamente se pôde perceber, ainda de acordo com os jurados, que "por uma boa história vão ao fim da rua, vão ao fim do mundo".

Os organizadores salientam as "milhares de histórias" contadas durante mais de 30 anos, em que a 'voz' é dada àqueles que "antes não a tinham no espaço público". Numa retrospetiva pelo percurso da rádio portuguesa, é assim valorizado o facto de a TSF ter chegado "primeiro a muitos dos acontecimentos mais marcantes em Portugal nas últimas décadas" e de ter percorrido "o país e o mundo para nos trazer histórias singulares, e muitas vezes uma perspetiva diferente sobre o que nos rodeia".

Numa homenagem a mais do que um jornalista mas a uma forma revolucionária de fazer a telefonia sem fios, a TSF é destacada pelo reconhecimento que deu à palavra, às vozes e à missão de informar. A organização faz ainda questão de agradecer a jornalistas emblemáticos da estação de rádio, como Arsénio Reis, Paulo Baldaia, Pedro Pinheiro, Fernando Alves e José Carlos Barreto, que "ficarão para sempre gravados na nossa gratidão".

Esta não é a primeira vez que a TSF recebe o galardão. Já em 2015 Fernando Alves tinha sido distinguido pela autarquia de Penafiel.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de