Universidade do Algarve: 40 anos depois, o agradecimento ao Parlamento

Foi a única Universidade criada pela Assembleia da República em 1979 e por votação unânime. Em jeito de agradecimento, 40 anos depois, a Universidade do Algarve dá-se a conhecer numa exposição, e atribui a medalha de mérito ao Parlamento.

Paulo Águas, reitor da Universidade do Algarve, lembra que já tinha sido criada a Universidade de Aveiro e a do Minho e o ensino superior ainda não tinha chegado à região algarvia.

Os deputados eleitos pela região começaram a perceber que o distrito mais a sul do país nunca mais teria a sua academia, uniram-se, e, juntos, apresentaram a proposta no Parlamento." Estamos na ponta do país, e os factos históricos mostram que as coisas chegam sempre em último aqui. É o último lugar onde chega o comboio ou a eletricidade", lembra. "Os deputados foram corajosos, atalharam e foram bem-sucedidos".

Na exposição que será inaugurada esta quinta-feira ao final da tarde na Assembleia da República, a Universidade vai contar a sua história de quatro décadas, e lembrar uma altura onde a instituição tinha menos de 500 alunos, passando pela década de 90 onde atingiu o marco de mais de 10 mil alunos, pelo desenvolvimento da investigação e pela internacionalização da Academia.

Nesta altura, a Universidade do Algarve tem mais de oito mil alunos de 80 nacionalidades.

Nos últimos 10 anos, o grande marco foi a criação do curso de Medicina e do seu mestrado Integrado.

A aposta na sustentabilidade está presente nesta academia, e a mostra dará a conhecer de um modo interativo os projetos que tem em curso, por exemplo na área da preservação marinha, nas energias limpas, nas novas tecnologias.

Para o futuro, a Universidade tem vários desafios. Um deles, cujo protocolo foi recentemente assinado pelo ministro da Ciência e Ensino Superior, é a criação de um Polo Tecnológico."Vamos ter, dentro de dois anos, cerca de 300 pessoas a trabalhar na área das tecnologias de informação e comunicação", sublinha o reitor, considerando que "é uma forma de quebrar as barreiras entre a instituição e o seu meio envolvente".

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