Sócrates promete “colaborar” na investigação do caso dos submarinos

O primeiro-ministro afirmou hoje que o Governo irá colaborar com as autoridades judiciais no caso dos submarinos, confirmando que o Executivo pediu um parecer sobre a legalidade dos contratos.

O primeiro-ministro afirmou, esta quarta-feira, no Parlamento, que o Governo irá prestar «toda a colaboração» com as autoridades judiciais no caso dos submarinos.

Respondendo a uma questão suscitada pelo líder do Bloco de Esquerda, Francisco Louçã, no Parlamento, Sócrates confirmou o que já antes tinha dito o ministro da Defesa, Augusto Santos Silva, que revelou que o Governo pediu um parecer ao Conselho Executivo da Procuradoria-Geral da República sobre a legalidade dos contratos de aquisição e contrapartidas relativas aos submarinos.

«O Governo prestará, como tem prestado, toda a cooperação que lhe for solicitada pelas autoridades judiciais nesta matéria. E a verdade é que já o fez. O Estado português, como já disse o sr. ministro da Defesa, cumpre a lei e honra os contratos e espera que os outros o façam», afirmou.

O primeiro-ministro afirmou ainda considerar «inaceitavelmente baixos os níveis de cumprimento das contrapartidas» e lembrou que «o Governo português faz aquilo que deve fazer e quer ver, como todos, tudo isto esclarecido».

O Governo português suspendeu hoje o cônsul honorário de Portugal em Munique, Jurgen Adolff, de «todas as funções relacionadas com o exercício do cargo», na sequência da investigação na Alemanha de suspeitas de corrupção na venda de submarinos.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de