A espantosa realidade das coisas

“A espantosa realidade das coisas é a minha descoberta de todos os dias”
No magazine semanal de Fernando Alves, o sociólogo Paulo Pedroso observa a superfície e o fundo dos grandes temas da sociedade global. A investigadora Rita Figueiras promove a literacia da comunicação política. E a repórter Teresa Dias Mendes regista sinais fortes dos dias que passam.
Aos domingos, depois das 13h00

A espantosa realidade das coisas

A "informalidade radical" de Trump: coisas simples, muito repetidas

A "informalidade radical" de Trump: coisas simples, muito repetidas

Na semana em que o Presidente da República alertou para a necessidade de compreender e consensualizar as "medidas radicais" contra a covid-19 (o que levou o Expresso a chamar a Marcelo "o radical consensual"), uma especialista em questões de linguagem explicou, em entrevista ao Público, por que é que aquilo a que chamou a "informalidade radical" de Trump lhe permite marcar pontos. "Informalidade radical" e "repetição", eis a chave. Coisas simples, palavrões, frases penduradas, explicou Anna Szilágyi. "Coisas simples muitas vezes repetidas".

Membros da JSD acamparam em frente ao Ministério da Ciência e Ensino Superior

Alojamento estudantil: quem está a praxar quem?

Esta semana, Alexandre Poço, deputado do PSD e líder da JSD, passou a noite acampado junto ao Ministério da Ciência e do Ensino Superior exigindo mais camas para os estudantes universitários. A JSD exigiu ao ministro que esclareça onde estão as prometidas 2500 camas. "Com 42 por cento dos alunos deslocados das suas áreas de residência e face aos custos de alojamento incomportáveis para muitas famílias", escreveu a JSD ao ministro Manuel Heitor, "a ausência de resposta ao nível das residências pode comprometer a frequência do ensino superior para muitos estudantes, aumenta o risco de abandono escolar e prejudica gravemente a igualdade de oportunidades".

A boa Educação é inclusiva

A boa Educação é inclusiva

O magazine dos domingos da TSF tem, esta semana, um convidado especial. David Rodrigues, membro do Conselho Nacional da Educação, presidente da Pró-Inclusão, a Associação Nacional de Docentes de Educação Especial, tem muitos anos de trabalho em defesa da escola inclusiva. Ele conversa com Paulo Pedroso e Rita Figueiras sobre as ameaças que a escola inclusiva tem vindo a enfrentar e sobre uma nuvem que, por vezes, parece pairar, a nuvem de "uma escola sem Corpo", como lhe chamou em recente artigo de opinião.

Jeff Jarvis

A democracia e o jornalismo têm de ser uma conversa

Os dois comentadores residentes do magazine "A espantosa realidade das coisas" analisam, nesta emissão, as recentes declarações de Jeff Jarvis à TV3 espanhola. O escritor e professor de jornalismo, autor do livro "O fim dos meios de comunicação de massas", considera que o jornalismo terá perdido, há muito, o combate com outras plataformas por não ter escutado as vozes que já existiam mas que não tinham tido eco nas notícias. Para Jeff Jarvis, "é preciso que a democracia e o jornalismo sejam uma conversa".