A espantosa realidade das coisas

“A espantosa realidade das coisas é a minha descoberta de todos os dias”
No magazine semanal de Fernando Alves, o sociólogo Paulo Pedroso observa a superfície e o fundo dos grandes temas da sociedade global. A investigadora Rita Figueiras promove a literacia da comunicação política. E a repórter Teresa Dias Mendes regista sinais fortes dos dias que passam.
Aos domingos, depois das 13h00

A espantosa realidade das coisas

Marcelo Rebelo de Sousa intervém durante a sessão solene comemorativa dos 47 anos do 25 de Abril

O Portugal do passado à mesa dos cravos

Faz hoje oito dias, a avenida da Liberdade era um mar de cravos, os noticiários começavam a sublinhar a quase unanimidade das reacções ao discurso do Presidente da República, na cerimónia solene do 25 de Abril na Assembleia da República. O discurso de Marcelo Rebelo de Sousa foi uma magnífica peça de oratória em defesa da memória histórica. Elogiado à esquerda e à direita, Marcelo chamou para a mesa dos cravos o Portugal do passado, lembrando que os militares que fizeram a guerra colonial foram os mesmos que fizeram o 25 de Abril.

Joe Biden

O futuro que os "espiões" desenharam a Joe Biden

Cada novo presidente dos Estados Unidos recebe e partilha com o mundo um relatório conjunto dos Serviços de Informação norte-americanos. Os comentadores residentes da Espantosa Realidade das Coisas (o sociólogo e professor do ISCTE, Paulo Pedroso, e a professora de Ciências da Comunicação e Comunicação Política da Universidade Católica de Lisboa, Rita Figueiras) já leram passagens do relatório recebido por Joe Biden. Virá aí uma carga de trabalhos para o sucessor de Trump?

Horacio Minotti, jornalista e escritor argentino

Está a verdade "sobrevalorizada"? 

Acaba de ser lançado um livro do jornalista, advogado e constitucionalista argentino Horacio Minotti, editor da Infobae, que situa "os rumores" no eixo da "nova comunicação política". Ele disse, numa entrevista recente, que "os valores morais não são para aqui chamados". Minotti aborda o impacto das notícias falsas nas estratégias de comunicação no interior do poder político a partir de um ponto de vista que poderíamos sintetizar no próprio título do livro: "A verdade sobrevalorizada". O editor do magazine dos domingos pediu aos comentadores residentes, Paulo Pedroso e Rita Figueiras, que reflectissem sobre o que é que este ponto de vista desvaloriza.

Suzana Garcia

PSD aposta em Suzana Garcia. Chega?

Subitamente, o nome polémico de Suzana Garcia salta de um certo nicho do "postigo" televisivo para a "esplanada" autárquica do PSD. O Chega, que tentou cativar a advogada mediática para as suas listas, já tinha garantido a ficha de Nuno Graciano. Os comentadores residentes do magazine "A Espantosa Realidade das Coisas" (o sociólogo e professor do ISCTE, Paulo Pedroso, e a professora de Ciências da Comunicação e Comunicação Política da Universidade Católica de Lisboa, Rita Figueiras) são chamados a analisar o fenómeno.

Viktor Orban, primeiro-ministro da Hungria

O Conselho da Europa exige liberdade de imprensa na Hungria

O tema em destaque na Espantosa Realidade das Coisas, esta semana, é a exigência firme de restabelecimento da liberdade de imprensa feita pela comissária dos Direitos Humanos do Conselho da Europa à Hungria. Todos nos lembramos dos ouvidos de mercador feitos pelas autoridades húngaras a sucessivas decisões de tribunais internacionais. Por isso, o editor do magazine dos domingos começa por perguntar aos comentadores residentes Paulo Pedroso e Rita Figueiras se esta exigência do Conselho da Europa poderá vir a ter alguma consequência. Na conversa é recordado a comissária dos Direitos Humanos do Conselho da Europa alertou Budapeste para a necessidade de um debate político livre na Hungria, antes das eleições parlamentares marcadas para 2022.

Conseguirá a Apple resistir à China quanto às regras de privacidade?

Conseguirá a Apple resistir à China quanto às regras de privacidade?

Os comentadores residentes do magazine dos domingos, Rita Figueiras, professora de Ciências da Comunicação e Comunicação Política da Universidade Católica de Lisboa e Paulo Pedroso, sociólogo e professor do ISCTE, abordam nesta emissão os sobressaltos no triângulo China-Apple-Privacidade. Neste momento em que as grandes tecnológicas chinesas procuram encontrar uma ferramenta que lhes permita contornar as regras de privacidade da Apple, e sabendo-se que essas ferramentas permitiriam o rastreio de Iphones de modo a invadi-los com publicidade personalizada sem prévio consentimento, o editor do magazine pergunta-lhes se estaremos perante uma versão sofisticada do velho cavalo de Tróia. As notícias mais recentes sugerem que a Apple mostra determinação em não ceder quanto às suas regras de privacidade mas prevalece a questão de saber se, face às movimentações da concorrência, pode ou não ser obrigada a baixar as guardas.

Macau

Em Macau, notícias rimam com patriotismo à moda da China

Quando uma emissora pública de rádio e televisão, como a TDM de Macau, defende um alinhamento entre notícias e patriotismo, num comunicado em chinês, estamos face a um simples detalhe estilístico? A pergunta foi colocada pelo jornalista Fernando Alves, editor do magazine A Espantosa Realidade das Coisas, aos comentadores residentes Paulo Pedroso (sociólogo e professor do ISCTE) e Rita Figueiras (professora de Ciências da Comunicação e Comunicação Política da Universidade Católica de Lisboa). Ambos comentaram os acontecimentos ocorridos na TDM na sequência de uma directiva que proíbe os jornalistas em língua portuguesa e inglesa de divulgarem informações ou opiniões contrárias às políticas da China.

Gostaria de ser um magnata da televisão?

Gostaria de ser um magnata da televisão?

O magazine dos domingos começa por pedir aos comentadores residentes (a professora de Ciências de Comunicação e Comunicação Política da Universidade Católica de Lisboa, Rita Figueiras, e o sociólogo e professor do ISCTE, Paulo Pedroso) uma análise aos desafios colocados por um simulador de bastidores de televisão criado pela TV Empire Tycon. Esse simulador fornece aos jogadores um pequeno cenário televisivo no qual eles devem actuar como um produtor de programas de televisão. Os jogadores começam por se colocarem na pele de um funcionário do estúdio cuja influência vai aumentando ao ponto de ele ser solicitado a tomar decisões numa cadeia de televisão. Os jogadores são chamados a decidir sobre escolhas de conteúdos, criação de cenários, contratação de operadores de régie, apresentadores, uma infinidade de situações.

Britney Spears: a estrela fulgurante e a fama tóxica

Britney Spears: a estrela fulgurante e a fama tóxica

Nesta emissão da Espantosa Realidade das Coisas, a professora de Ciências da Comunicação e de Comunicação Política da Universidade Católica de Lisboa, Rita Figueiras, começa por falar de Britney Spears e do documentário sobre esta estrela fulgurante armadilhada pela própria fama, tomando como ponto de partida um documentário produzido em parceria por uma plataforma de streaming norte-americana e pelo New York Times e exibido há dias no canal Odisseia. Britney Spears atravessou momentos de muita fragilidade. Ela trava com o pai uma disputa judicial que tem provocado um movimento de fãs nas redes sociais e manifestações à porta dos tribunais onde se vai decidir o grau de autonomia que lhe é concedido na gestão dos seus próprios rendimentos de trabalho. As coisas estão a ganhar tal dimensão que a Netflix prepara também o seu próprio documentário.