A espantosa realidade das coisas

“A espantosa realidade das coisas é a minha descoberta de todos os dias”
No magazine semanal de Fernando Alves, o sociólogo Paulo Pedroso observa a superfície e o fundo dos grandes temas da sociedade global. A investigadora Rita Figueiras promove a literacia da comunicação política. E a repórter Teresa Dias Mendes regista sinais fortes dos dias que passam.
Aos domingos, depois das 13h00

Britney Spears: a estrela fulgurante e a fama tóxica

Nesta emissão da Espantosa Realidade das Coisas, a professora de Ciências da Comunicação e de Comunicação Política da Universidade Católica de Lisboa, Rita Figueiras, começa por falar de Britney Spears e do documentário sobre esta estrela fulgurante armadilhada pela própria fama, tomando como ponto de partida um documentário produzido em parceria por uma plataforma de streaming norte-americana e pelo New York Times e exibido há dias no canal Odisseia. Britney Spears atravessou momentos de muita fragilidade. Ela trava com o pai uma disputa judicial que tem provocado um movimento de fãs nas redes sociais e manifestações à porta dos tribunais onde se vai decidir o grau de autonomia que lhe é concedido na gestão dos seus próprios rendimentos de trabalho. As coisas estão a ganhar tal dimensão que a Netflix prepara também o seu próprio documentário.

Os comentadores residentes do magazine dos domingos abordam ainda um estudo realizado por um professor de comunicação da Universidade de Stanford sobre a "fadiga do zoom".

E Paulo Pedroso, sociólogo e professor do ISCTE comenta uma iniciativa da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia que teve algum eco na imprensa internacional. Trata-se de um plano que prevê a exposição da evasão fiscal das grandes empresas. A maioria dos estados membros parece inclinada a apoiar a proposta que obriga as multinacionais a explicitarem os lucros e os impostos pagos em cada país, só assim podendo operar na Europa.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de