- Comentar
O convidado da Rede Social de hoje é Jorge Branco, há muitos anos médico de família em zonas mais periféricas da Grande Lisboa para onde veio estudar medicina em 1973.
Tantos anos exercendo medicina geral e familiar em Almada, Barreiro, Santo André, Sacavém e (mais recentemente) Marvila.
Jorge Branco (que foi também médico no hospital prisional de Caxias) nunca esqueceu o chão matricial de Castelo Cernado, na freguesia de Comenda, concelho de Gavião, distrito de Portalegre.
Ouça o programa A Rede Social na íntegra
Comenda é aliás objecto de dois livros de sua autoria, publicados na Colibri: "Comenda com Alma" - de 2015 - e "Comenda com Gente, fotobiografia de uma aldeia alentejana" - de 2018 -.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
O médico e escritor um dos grandes entusiastas dos Encontros de Cultura do Alto Alentejo 20/30 que decorreram no primeiro fim de semana de Outubro na Comenda, organizados pelo Arquivo Digital e Imaterial da Comenda. Esta é a Ephémera do comendense que poderia ser comendador.
É verdade que houve na Comenda uma vara de porcos comunitária? - pergunta o editor da Rede Social , referindo-se à adua do Zé do Mel. Jorge Branco explica que os donos dos porcos iam entregar-lhe os animais ainda de madrugada ao largo da Arvorinha. E o que acontecia quando os porcos voltavam ao anoitecer? Essa é uma das formidáveis estórias que povoam uma conversa na rádio, como se nos sentássemos no largo da Arvorinha e dali antes de uma incursão pela rua do Mija em Pé e por outros lugares onde a infância de Jorge Branco correu, feliz.