A Rede Social

As conversas de olhos nos olhos alargam e enriquecem a nossa rede social. A Rede Social, a entrevista de Fernando Alves.
Às terças-feiras, depois das 19h00.

Margarida Botelho, ilustradora: as crianças sabem as cores do Big Bang Boom

A convidada desta edição da Rede Social é licenciada em arquitectura e mestre em design. Ainda muito jovem, deixou-se contagiar pelas cores das grandes perguntas que interpelam o nosso andar pelo mundo e tornou-se uma ilustre ilustradora das grandes perguntas e das mais surpreendentes respostas. Margarida Botelho tem vindo a dinamizar, juntamente com o fotógrafo Mário Rainha Campos, seu companheiro de todos os caminhos, o projecto Big Bang Boom que há poucos meses resultou num livro de puro esplendor, uma casa de papel com crianças e o espanto delas lá dentro.

O livro é o resultado de quatro anos de oficinas de desenho para crianças e suas famílias que decorreram na Casa da Cerca -Centro de Arte Contemporânea, em Almada, e permitiram uma aproximação feliz à origem do universo, através da expressão plástica de uma profunda liberdade.

Na conversa com o jornalista Fernando Alves, a ilustradora Margarida Botelho recorda a pergunta do filho Gabriel que foi o gatilho do projecto: "Mãe, onde é que eu estava antes de nascer?". E recorda o projecto Encontros que a levou, com Mário Rainha Campos, a viver experiências inesquecíveis com crianças em lugares remotos da lusofonia. Tudo começou num campo de refugiados de Moçambique. E houve o encontro com as crianças de uma aldeia da reserva do Uatumã, na Amazónia. E a descoberta das crianças mergulhadoras numa aldeia piscatória da ilha de Ataúro, em Timor-Leste. E a passagem pela ilha do Fogo, acordando diariamente na cratera de um vulcão.

Consulte aqui todas as edições do programa A Rede Social.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de