Acontece no Brasil

Todas as quintas-feiras, o correspondente da TSF em São Paulo, João Almeida Moreira, assina a crónica Acontece no Brasil – um país onde a realidade e o insólito andam muitas vezes de mãos dadas.

A operação policial de uma quadrilha de assaltantes

Empresário abriu a porta a agentes, convencido que estava a ser alvo de mandato de busca e apreensão das autoridades. Não passava de um roubo...

Nos media brasileiros, desde mais ou menos 2014, não há notícia mais batida do que as operações policiais, de que a Lava Jato é apenas a ponta mais famosa do icebergue

Não há dia em que não se ouça que a polícia federal, estadual, municipal, civil, militar, qualquer uma, cumpriu um mandato de busca e apreensão na casa deste ou daquele político, deste ou daquele empresário.

São sempre por volta das 5 da madrugada, o que lhes garante lugar de destaque nos noticiários matinais, e protagonizadas por agentes de máscara, já desde antes da pandemia, para se manterem irreconhecíveis.

Não raras vezes, há ainda o expediente da condução coercitiva, quando o alvo da operação é convidado, quer queira, quer não, a ir à delegacia, para gáudio dos operadores de imagem, que seguem o percurso religiosamente.

Com uma dose razoável de cinismo, políticos e empresários já admitiram que o constrangimento é até recompensador porque, defendem, quem não passou por um desde 2014 não foi por ser casto ou impoluto mas por ser irrelevante na sociedade brasileira.

Um empresário de Sousa, na Paraíba, deve ter pensado na sua relevância, para se consolar, quando, ainda de pijama, abriu a porta a um batalhão de agentes, que lhe vasculharam papelada, cofres, tudo.

A meio do "mandato de busca e apreensão", no entanto, os "agentes" anunciaram que a "operação" não passava de um assalto.

O empresário de Sousa continua, portanto, irrelevante mas agora roubado.

Horas mais tarde, abriu à porta, novamente. Era, desta vez sim, a polícia, para investigar o crime.

O correspondente da TSF em São Paulo, João Almeida Moreira, assina todas as quintas-feiras a crónica Acontece no Brasil.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de