Acontece no Brasil

Todas as quintas-feiras, o correspondente da TSF em São Paulo, João Almeida Moreira, assina a crónica Acontece no Brasil – um país onde a realidade e o insólito andam muitas vezes de mãos dadas.

Carimbo Miguel Porfírio não quer mudar de nome

Filho de Xerox, sobrinho de Fotocópia e Autenticada, o rapaz da região metropolitana do Recife é irmão de Xerlaine, Xequira, Xeroline, Brucesfielde e um "esquisito" Carlos Eduardo.

Foi para facilitar a vida dos jagunços que o pai de Xerox, Fotocópia e Autenticada batizou os filhos dessa forma.

Há uns 50 anos, quando eles nasceram, causou comoção na área metropolitana do Recife a execução de algumas pessoas por matadores de aluguer que se confundiram no José ou no António a abater.

Vai daí, ele decidiu que os filhos dele podiam até ser assassinados - mas jamais por engano, porque mais ninguém se chamaria Xerox, Fotocópia ou Autenticada.

A explicação, meio macabra, do seu nome e das suas irmãs é do próprio Xerox Miguel Porfírio, em reportagem de uma televisão local.

Na tal reportagem, a repórter pergunta ainda ao técnico de eletrónica que deve o seu nome à firma Rank Xerox, líder mundial na venda de fotocopiadoras, que nomes decidiu dar aos filhos.

As três meninas chamam-se Xerlaine, Xequira e Xeroline, derivações do Xerox paterno. Já os meninos vão do Brucesfielde, em homenagem ao que tudo indica a uma marca de camisas, ao estranhamente normal Carlos Eduardo, passando pelo Carimbo.

Carimbo Miguel Porfírio, entretanto, já pode mudar de nome, se pretender, de acordo com uma lei da década de 70, de que a geração de Xerox, Fotocópia ou Autenticada não se beneficiaram, que veta identificações que possam constranger o recém-nascido.

Mas Carimbo, filho de Xerox e sobrinho de Fotocópia e Autenticada, rejeita a ideia. "Adoro o meu nome porque é único", afirmou o rapaz de 14 anos.

Nesta família, é mais provável o Carlos Eduardo decidir mudar de nome.

O correspondente da TSF em São Paulo, João Almeida Moreira, assina todas as quintas-feiras a crónica Acontece no Brasil

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de