Acontece no Brasil

Todas as quintas-feiras, o correspondente da TSF em São Paulo, João Almeida Moreira, assina a crónica Acontece no Brasil – um país onde a realidade e o insólito andam muitas vezes de mãos dadas.

Criança viajou sozinha de avião sem bilhete

Menino de nove anos foi de Manaus a São Paulo, em voo de quatro horas, às escondidas dos pais. Queria voltar à casa com piscina dos tios.

Daniela Marques, eletricista de profissão, reparou que o filho, Emanuel, nove anos, não estava na cama, nem na casa, nem em lado nenhum onde ela tivesse procurado, às 7h30 de sábado, dia 26 de fevereiro.

Passou o dia em completo desespero, já depois de ter ligado ao pai da criança - eles estão separados -, distribuído panfletos pela cidade com as fotos do filho e registado o desaparecimento na esquadra mais próxima à sua casa, em Manaus, capital do Amazonas.

O desespero só terminou às 22 horas daquele dia. Um funcionário da companhia aérea Latam ligou-lhe a dizer que estava ao lado de Emanuel - no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, que fica a 4000 km de distância de Manaus, quatro horas de voo.

Emanuel estava sem dinheiro. Nem documentos. Nem bilhete de avião. Ele contou que saiu de casa sozinho, apanhou uns quantos autocarros até ao aeroporto da sua cidade, não pagou nenhum, e depois conseguiu passar as três barreiras de segurança até embarcar e completar a viagem sem ser notado.

Uma semana depois, o programa Fantástico da TV Globo revelou as imagens das câmaras do aeroporto amazonense por onde Emanuel foi driblando as barreiras, aproveitando a distração e o descaso dos funcionários.

Segundo o próprio, ele queria voltar a Campinas, a 100 km de São Paulo, onde passara férias em janeiro na casa de tios, rodeado de piscinas, jogos eletrónicos e outros encantos. Sem qualquer indício de maus tratos em casa, ele vai ter acompanhamento psicológico, até porque já disse aos pais que pretende fugir novamente.

A companhia aérea corre risco de advertência, multa ou perda de licença para atuar.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de