Acontece no Brasil

Todas as quintas-feiras, o correspondente da TSF em São Paulo, João Almeida Moreira, assina a crónica Acontece no Brasil – um país onde a realidade e o insólito andam muitas vezes de mãos dadas.

Extintores de incêndio vendidos como cilindros de oxigénio

No meio do drama da falta de ar nos hospitais de Manaus, uma dupla de criminosos teve engenho para burlar cidadãos em desespero. Já está presa.

Manaus entrou em colapso por causa do aumento de casos de Covid-19, em virtude de uma nova e mais contagiosa variante já chamada pelo mundo de "variante brasileira".

Dada a incompetência absoluta do governo federal, "liderado" pelo "presidente" Jair Bolsonaro e pelo "ministro da saúde" Eduardo Pazuello, dois paraquedistas, literalmente, um capitão na reserva e outro general ainda na ativa, não há nem leitos suficientes nem sequer oxigénio na capital do Amazonas.

Pacientes foram transferidos às pressas para outros estados, chegaram, de emergência, cilindros de ar mas nem assim se impediu a morte de manauaras, em particular, e amazonenses, em geral, por asfixia.

No meio do caos, registaram-se manifestações de solidariedade e empatia impressionantes; mas também exemplos criminosos do mais profundo oportunismo.

Uma dupla que diz trabalhar a mando de um terceiro elemento, por exemplo, passou a comercializar cilindros de oxigénio por contra própria, comprados a qualquer preço por familiares de doentes em desespero.

Os dois homens de 38 e 34 anos não fizeram mais do que pintar de verde, a cor dos cilindros de oxigénio, vulgares extintores de incêndio, normalmente encarnados, e anunciar o produto falso em sites de compra e venda.

Um cliente mais avisado e menos desesperado do que os outros estranhou os homens terem marcado a entrega ao lado de um supermercado escondido. A chegada da dupla, de moto, com o suposto cilindro às costas, aumentou a desconfiança.

Chamada a polícia, os homens vão responder por burla agravada.

O correspondente da TSF em São Paulo, João Almeida Moreira, assina todas as quintas-feiras a crónica Acontece no Brasil.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de