Acontece no Brasil

Todas as quintas-feiras, o correspondente da TSF em São Paulo, João Almeida Moreira, assina a crónica Acontece no Brasil – um país onde a realidade e o insólito andam muitas vezes de mãos dadas.

Filha rouba 135 milhões de euros em quadros da mãe

Sabine Boghici, herdeira de um dos maiores colecionadores de arte do Brasil, extorquiu, agrediu e fraudou a própria progenitora com a ajuda de família de videntes

A imagem de Rosa Nicolau a tentar escapar da polícia pela janela do apartamento, um segundo andar em Ipanema, no Rio de Janeiro, correu o Brasil. Ela, também conhecida como Mãe Valéria, nome usado como vidente profissional, está envolvida num esquema milionário que tentou roubar 700 milhões de reais, cerca de 135 milhões de euros, de uma senhora de 82 anos, viúva do colecionador de arte Jean Boghici, com a ajuda da filha da vítima.

A polícia começou a investigar Sabine Boghici após a mãe apresentar queixa contra ela, contra a Mãe Valéria e duas outras videntes, familiares de Valéria. Ao longo de anos, as videntes convenceram a idosa de que a filha estava com uma doença terminal e que o tratamento custaria nove milhões de reais, cerca de 1,75 milhões de euros.

Quando ela começou a desconfiar que estava a ser enganada e parou de transferir o dinheiro revoltou a filha, que a agrediu e a manteve em cativeiro sem acesso a comida. Sem o dinheiro, Sabine e o trio de videntes liderado pela Mãe Valéria passaram então a roubar quadros que a vítima havia herdado do marido.

Entre os quais "Sol Poente" e "Sono", de Tarsila do Amaral, duas das obras brasileiras mais disputadas por museus mundo afora.

A polícia encontrou aquelas duas e mais nove obras no apartamento de Mãe Valéria, algumas delas debaixo da cama da vidente, que tentou fugir pela janela sem sucesso - afinal, não conseguiu prever o óbvio: que a polícia e até as televisões já lá estavam a ver tudo.

Sabine e a família de videntes vão responder por roubo, cárcere privado, extorsão e associação criminosa.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de