- Comentar
José Vieira, falecido no dia 10 de janeiro de causas naturais aos 83 anos, e o amigo Antônio Marcos do Nascimento, cantor e forrozeiro, isto é, intérprete de forró, começaram por ter uma relação de fã e ídolo que rapidamente se transformou em amizade.
Como conversavam com frequência, um dia o senhor José fez um pedido insólito ao senhor Antônio - que ele fizesse em show de forro, variante pé da serra, no velório dele, caso ele, bem mais velho, partisse primeiro.
Logo após o falecimento do amigo, Antônio contou à viúva e aos 10 filhos o pedido de José à espera de ouvir um "nem pensar, onde já se viu, forró num velório".
Em vez disso, a família do morto, consciente da paixão musical dele, acedeu de pronto e o velório do senhor José em Vila de Boca Nova, perto de Cidade do Poço, no interior do Pará, tornou-se o palco do, provavelmente, primeiro show de forró pé de serra num velório em toda a história do Brasil e do mundo.
Ouça aqui a crónica acontece no Brasil
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
No velório, Antônio pegou a sanfona e cantou, alegre, ao lado do corpo velado e dos meio chorosos, meio animados amigos e familiares do senhor José, felizes por fazerem da morte do seu ente querido uma comemoração animada e não uma cerimónia, unicamente, triste.
Antônio pode até alavancar a carreira. No seu marketing, já se vende aos eventuais interessados em shows como o cantor de forró pé de serra que toca em todos os ambientes, de cabarés a velórios.