Acontece no Brasil

Todas as quintas-feiras, o correspondente da TSF em São Paulo, João Almeida Moreira, assina a crónica Acontece no Brasil – um país onde a realidade e o insólito andam muitas vezes de mãos dadas.

Roubou nome de criança morta para viver nos EUA

Eric Ladd, na realidade Ricardo Guedes, natural de São Paulo, foi por 25 anos comissário de bordo da United Airlines usando identidade falsa. Até ser descoberto e preso pelo FBI.

Em 2012, o jornal Folha de São Paulo noticiava que Eric Ladd fora o primeiro orgulhoso comprador do novo iPad numa loja de Manhattan, depois de 30 horas na fila.

O jornal não imaginaria que, 10 anos depois, Ladd seria outra vez notícia nas suas páginas mas por protagonizar uma estranha história de falsificação de identidade.

Durante 25 anos, Eric Ladd passou-se por norte-americano, comprou bens no país, casou-se e foi comissário de bordo sénior da United Airlines, uma das maiores companhias áreas do mundo. Chegou até a participar em voos humanitários de retirada de tropas ocidentais do Afeganistão, em agosto do ano passado.

Ladd, segundo o próprio, era filho de brasileira, razão pela qual falava português fluente e participava regularmente em eventos sobre aviação no país sul-americano, e de um americano.

No entanto, o FBI descobriu nos últimos meses de 2021 que Ladd se chamava Ricardo Guedes, filho de brasileiros, e roubou em 1996 a identidade americana de William Ericson Ladd, um menino da Geórgia falecido aos cinco anos, em 1979, num acidente de automóvel. Como Guedes se apropriou do nome e da identidade de Ladd, ainda não se sabe.

O FBI desconfiou quando Guedes pediu para acrescentar o apelido do marido ao seu. No processo, o governo americano verificou que ele só tinha pedido o número de segurança social americano aos 22 anos e investigou. Pelas redes sociais, identificou a mãe de Guedes, confirmou a morte do verdadeiro Ladd ainda criança e prendeu o brasileiro no aeroporto de Houston.

"Tinha um sonho e ele acabou", disse Guedes ao ser preso.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de