Acontece no Brasil

Todas as quintas-feiras, o correspondente da TSF em São Paulo, João Almeida Moreira, assina a crónica Acontece no Brasil – um país onde a realidade e o insólito andam muitas vezes de mãos dadas.

Vereador eleito toma posse na prisão

Fábio do Nego Chico, detido a 18 de dezembro, é acusado de dar apoio logístico a assaltantes. Como não tem os direitos políticos suspensos, assumiu o cargo por videoconferência

O dia 1 de janeiro dos anos a seguir a eleições são marcados pelas tomadas de posse em todo o Brasil.

O primeiro dia de 2021, ano seguinte a eleições autárquicas nos mais de 5000 municípios do país, teve um vendaval de posses de prefeitos, de vice-prefeitos e de vereadores, de Bruno Covas ou Eduardo Paes, os autarcas eleitos em São Paulo e no Rio de Janeiro, respetivamente, aos mais recônditos cantinhos do Brasil.

Marizópolis, até os marizopolenses concordarão, é um cantinho recôndito do Brasil, no interior do estado nordestino da Paraíba. E, no entanto, foi notícia.

Ao conquistar a confiança de 194 dos seus conterrâneos, Fábio Júnior Alves de Andrade tornou-se a partir de dia 1 um dos nove vereadores da cidade. E teve direito a posse, como milhares de outros eleitos.

A diferença é que a posse dele foi feita por videoconferência, ao vivo da prisão onde está detido desde 18 de dezembro, já depois da votação, acusado de participação num roubo na cidade vizinha de Sousa.

Fábio do Nego Chico, como é conhecido, é suspeito de "apoio logístico" ao assalto por ter dado abrigo a um dos criminosos.

Como o novo vereador, que tem 37 anos e ensino fundamental incompleto, ainda aguarda julgamento mas não perdeu, por lei, os direitos políticos tornou-se necessário um direto da Colónia Penal Agrícola de Sousa.

Fábio do Nego Chico votou até na eleição para a presidência da câmara, o órgão legislativo municipal, mas preferiu não discursar.

O correspondente da TSF em São Paulo, João Almeida Moreira, assina todas as quintas-feiras a crónica Acontece no Brasil.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de