Boa Vida

Restaurantes, hotéis, exposições, atividades, novas tendências, bares, locais, comidas, vinhos, aquilo que faz moda mas também as histórias mais escondidas. Um programa de Augusto Freitas de Sousa, autor e jornalista que nos últimos anos se tem dedicado ao lifestyle e ao jornalismo de viagens.

Alquimista dos Açores

Recuperou castas quase extintas e pôs os Açores no mapa vinícola nacional. Em nome de um turismo mais responsável, o projeto Medfest une esforços para novas rotas do Mediterrâneo. Em Lisboa já se bebe vinho da talha... ao balcão.

António Maçanita não é um desconhecido no mundo dos vinhos. Depois de conhecer a Califórnia, Austrália e Bordéus, aos 24 anos ganha um dos prémios mais importantes do setor - Trophy IWC com o primeiro vinho, "Preta" (empresa Fita Preta) -, que fez com o amigo viticultor David Booth. Foi o primeiro a fazer brancos de uvas tintas em Portugal e recuperou a tradição do branco de Talha para no Alentejo.

Um dos projetos com mais sucesso foi a recuperação da casta açoriana quase extinta, Terrantez do Pico, nos Açores, onde desenvolveu a marca Azores Wine Company. Faz vinhos com a irmã Joana no Douro (Maçanita Irmãos e Enólogos) e, em 2016, a Fita Preta adquiriu o Paço do Morgado de Oliveira, perto de Évora, onde construiu a nova adega. É na propriedade com 120 hectares que Maçanita reside atualmente.

Alimento para a alma

O café Lapo abriu as portas no ano passado e promete ser um espaço incontornável no panorama artístico-lúdico na zona da Bica, em Lisboa. Bruna e o António Guerreiro criaram a marca Lapo que reúne as suas propostas artísticas entre ilustrações, t-shirts, esculturas, cartazes, azulejos e outras peças.

A mesma marca que dá nome ao atelier, ao café e a um restaurante com o lema comum "alimento para a alma". O prédio, recuperado pelo casal, conta, além da loja-atelier, com um café com petiscos e cocktails e um restaurante, Sala do Provador, com a comida a cargo do chef João Pronto. A diretora artística, Ana Câmara, revela um espaço dedicado à intervenção cultural e à liberdade artística com performance, teatro, dança e concertos.

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de

Outros Artigos Recomendados