Boa Vida

Restaurantes, hotéis, exposições, atividades, novas tendências, bares, locais, comidas, vinhos, aquilo que faz moda mas também as histórias mais escondidas. Um programa de Augusto Freitas de Sousa, autor e jornalista que nos últimos anos se tem dedicado ao lifestyle e ao jornalismo de viagens.

As favas de Roberto

Agora num novo espaço, o Pap'Açorda em Lisboa cresceu com muitas histórias e outros tantos notáveis. Em Telavive, a descoberta de um cozinheiro ao mais alto nível.

O Pap'Açorda foi a grande referência da restauração nos anos 80 no Bairro Alto em Lisboa. Entre políticos e socialites, atores estrangeiros como Robert De Niro, John Malkovich, Catherine Deneuve ou Sean Connery, foram presença habitual no espaço dos "manos" Fernandes, durante uma década. Eduardo esteve como chef, mas a jovem Manuela Brandão acabou por conquistar a cozinha.

Nasceu e cresceu em Minas da Borralha, uma pequena aldeia de Montalegre, mas com 16 anos veio para casa de uma tia em Lisboa. A familiar tratava das toalhas e guardanapos do Pap'Açorda e a ligação acabou por ser a porta de entrada da transmontana. Conheceu e conviveu as grandes referências das artes e outras áreas, mas Robert De Niro foi dos que mais a marcou. Até pelas favas com chouriço que recentemente Manuela lhe cozinhou já no novo Pap'Açorda.

Um chef no médio oriente

Há um chef português em Telavive no seio de uma comunidade de portugueses que se conta pelos dedos da mão. Rafael Piedade Gevelber é cozinheiro no Hilton há quase uma década, onde se dedica a eventos, congressos e celebrações judaicas como o bat mitzvah e bar mitzvah.

Rafael é filho de pai israelita, mas nasceu em Portugal há 31 anos. Os avós eram polacos e, juntamente com alguns familiares, estiveram detidos no campo de concentração de Auschwitz. Vieram para Israel no final da guerra e acabaram a morar em Telavive. O pai esteve em Inglaterra e na Bélgica onde conheceu a mãe de Rafael. Ambos decidiram viver em Portugal, mas continuaram a passar férias em Israel.

Ouça aqui o programa Boa Vida

Augusto Freitas de Sousa (boavida@tsf.pt)

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de