Boa Vida

Restaurantes, hotéis, exposições, atividades, novas tendências, bares, locais, comidas, vinhos, aquilo que faz moda mas também as histórias mais escondidas. Um programa de Augusto Freitas de Sousa, autor e jornalista que nos últimos anos se tem dedicado ao lifestyle e ao jornalismo de viagens.

Fresquinhas do Sado

Ostras e outros produtos frescos diretamente do rio que se mistura com o mar. Em Macedo, tradição à mesa.

Célia Rodrigues é o nome que se fala quando o produto são as ostras. Tem uma produção no rio Sado, na Gâmbia, e fornece alguns dos restaurantes mais exclusivos de Lisboa. Criou a Neptun Pearl há sete anos e quer recuperar o património biológico e cultural da região através da reintrodução da produção da ostra portuguesa.

Aposta na baixas densidade de produção para as ostras terem um desenvolvimento mais natural e equilibrado e, consequentemente, com mais qualidade. Além das ostras, Célia vende camarão, caranguejo e plantas marinhas.

Prazeres

Há cem anos o restaurante era conhecido por Pensão Prazeres, a primeira em Macedo de Cavaleiros, mas há cerca de 40 passou a chamar-se Dona Antónia . Gerido por Pedro Franco, o espaço fica no centro da cidade e a decoração é rústica com fotografias antigas e objetos antigos utilizados nas cozinhas tradicionais da região.

A lareira, muito solicitada nos dias mais frios do nordeste transmontano, e a esplanada nos dias mais quentes, são opções confortáveis num restaurante que serve as carnes da região e caça, designadamente, javali, confecionado de diferentes formas.

Ouça AQUI o programa Boa Vida

Augusto Freitas de Sousa (boavida@tsf.pt)

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de