Boa Vida

Restaurantes, hotéis, exposições, atividades, novas tendências, bares, locais, comidas, vinhos, aquilo que faz moda mas também as histórias mais escondidas. Um programa de Augusto Freitas de Sousa, autor e jornalista que nos últimos anos se tem dedicado ao lifestyle e ao jornalismo de viagens.

"Este é o melhor vinho que fiz na minha vida"

Dirk Nieport é um nome incontornável da viticultura portuguesa. As suas opções são ímpares, mas esteve muitas vezes à frente do seu tempo.

É um Porto vintage de 2017 que saiu agora e o enólogo descreveu-o como o melhor vinho que já fez na sua vida. Dirk tem ascendência holandesa, mas nasceu no Porto há 55 anos e sente-se um portuense e um "homem do Norte".

É polémico, diz o que pensa sem filtros o que lhe tem trazido algumas críticas, mas é reconhecidamente um "winemaker" de excelência quer no Douro onde tem a sua maior produção e vinhos icónicos como o Batuta e o Redoma, quer na Bairrada e Dão onde "experimenta" outros caminhos.

Os vinhos foram evoluindo hoje Dirk Nieport considera que estão cada vez melhores. Não são os vinhos de antigamente, antes mais fortes, mais alcoólicos, hoje mais elegantes, leves e com menos madeira. Diz-se muitas vezes incompreendido pelos seus pares, mas não é por isso que deixa de continuar a traçar o seu próprio caminho.

Augusto Freitas de Sousa (boavida@tsf.pt)

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de