Boa Vida

Restaurantes, hotéis, exposições, atividades, novas tendências, bares, locais, comidas, vinhos, aquilo que faz moda mas também as histórias mais escondidas. Um programa de Augusto Freitas de Sousa, autor e jornalista que nos últimos anos se tem dedicado ao lifestyle e ao jornalismo de viagens.

Todo o Alentejo

José António Uva resolveu passar dois anos a estudar o território e as origens das terras da família em S. Lourenço do Barrocal. Rodeou-se de arqueólogos, historiadores, arquitetos e avançou para um projeto de um " Hotel & Monte Alentejano " que respeitasse a paisagem e legado alentejanos.

Há mais de 200 anos na família, a herdade viu nascer uma unidade hoteleira totalmente recuperada pelo arquiteto Souto Moura, entre vinhas, azinheiras e oliveiras centenárias. Há de meia centena de quartos, suítes e casas dispostos ao longo de uma rua central (rua do monte).

Os números da propriedade chegam para se perceber a essência da herdade: 275 dias de sol por ano, menires e dólmens neolíticos com 7.000 anos, olivais, vinhas, horta biológica, 75 espécies de aves, 220 vacas e oito cavalos.

Novos vinhos em Lisboa

Alejandro Chavarro foi para França muito novo e a sua ideia era ser cozinheiro. Mas, quase por acaso, acabou como escanção num dos restaurantes mais conhecidos de Paris. Formou-se no sul de França, foi vencedor de um concurso de chefe de sala, passou pelo Mugaritz e por uma série de hotéis de cinco estrelas.

Natural de Bogotá na Colômbia, Alejandro, além de ter passado em inúmeras cozinhas, foi já como escanção que abriu um restaurante com um amigo francês que viria a ganhar duas estrelas Michelin.

Na Índia conheceu uma portuguesa e, recentemente, farto de fazer "piscinas" entre Lisboa e Paris, abriu em Lisboa a sua própria empresa de representação de vinhos da Europa, com destaque para as referências francesas. Também faz formação na área.

Augusto Freitas de Sousa (boavida@tsf.pt)

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de