Boa Vida

Restaurantes, hotéis, exposições, atividades, novas tendências, bares, locais, comidas, vinhos, aquilo que faz moda mas também as histórias mais escondidas. Um programa de Augusto Freitas de Sousa, autor e jornalista que nos últimos anos se tem dedicado ao lifestyle e ao jornalismo de viagens.

Pastéis de feijão

António Amorim fez sucesso com o pastel de feijão enquanto Fernando Santos propõe uma Lisboa mais bonita.

António Amorim encontrou em Torres Vedras uma fórmula de sucesso através da pastelaria. Criou um pastel de feijão mais elaborado ou, nas suas palavras, "acrescentou mais qualquer coisa". Abriu a Fábrica do Pastel de Feijão em Alfama, mas a pandemia acabou por lhe trocar as voltas e hoje vende a iguaria no seu restaurante Puro, no centro de Lisboa.

Nascido em Baião, António começou muito cedo em restaurantes no Porto como o Rogério do Redondo ou Casa Branca. Foi voluntário para os paraquedistas com missões em Timor e na Bósnia, mas igualmente ligado à cozinha. Ainda passou em restaurantes com estrela Michelin e até abriu um espaço com o futebolista Ricardo Quaresma. Hoje é no Puro que mostra a sua cozinha, dividida entre alimentos saudáveis e comida de conforto.

Linda

Fernando Santos abriu o restaurante Lisboa é Linda há pouco mais de um ano e, só agora, começa a retomar alguma normalidade. A decoração nas paredes é de uma artista brasileira que retratou parte das construções desordenadas do Rio de Janeiro, mas na parede, em relevo, assemelham-se às casas lisboetas que "descem do castelo".

O proprietário e chef propõe pratos tendencialmente portugueses como croquetes de pato e alheira com gelatina de laranja e gengibre, queijos nacionais com marmelada branca de Odivelas, polvo na grelha "à nossa moda" ou bolo de noz com creme de ovos no chocolate e caramelo salgado. As novidades são as refeições temáticas à volta do vinho ou da cerveja e workshops de cozinha para crianças entre os 8 e 15 anos.

Augusto Freitas de Sousa (augusto.sousa@ext.tsf.pt)

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de