Boa Vida

Restaurantes, hotéis, exposições, atividades, novas tendências, bares, locais, comidas, vinhos, aquilo que faz moda mas também as histórias mais escondidas. Um programa de Augusto Freitas de Sousa, autor e jornalista que nos últimos anos se tem dedicado ao lifestyle e ao jornalismo de viagens.

Provar Eça

Eça de Queirós recriado à mesa naquela que foi a sua única propriedade em Portugal: Quinta de Tormes. O Crasto lançou um dos topos de gama: Vinha Maria Teresa.

António Queirós Pinto leu grande parte das obras de Eça de Queirós para perceber o contexto das receitas queirosianas que pratica na Fundação Eça de Queirós em Baião. A propriedade, a única comprada pelo escritor em Portugal, que reúne o seu espólio, inclui o Restaurante Tormes, concessionado em 2014 aos pais de António, proprietários do emblemático restaurante Pensão Borges no centro de Baião.

O cozinheiro António Queirós Pinto recria alguns pratos narrados pelo escritor, entre os quais o frango alourado com arroz de favas, referidos no livro "A cidade e as serras" onde descreve a "quinta e casa senhorial de Tormes, no Baixo Douro". Entre outros pratos, o restaurante serve perdiz à convento de Alcântara, bacalhau à Alencar, lombo assado com castanhas ou vitela assada à moda da Luísa.

Genética

A Quinta do Crasto, no Douro, tem em curso um programa de identificação genética das castas de uma das parcelas mais antigas da casa e onde é feito um dos topos de gama: Vinha Maria Teresa. O programa permite recolher e produzir vinhas geneticamente iguais e, assim, eternizar a fração de terreno.

A última edição foi lançada recentemente numa casa que se tem distinguido pelos prémios em diferentes vinhos e ainda no enoturismo. Tomás Roquette explica que a quinta tem sido reconhecida pelo enoturismo internacional e, a par das vinhas, conta com uma concorrente de peso muito visitada pelos turistas: a piscina desenhada pelo pritzker Eduardo Souto Moura.

Augusto Freitas de Sousa (augusto.sousa@ext.tsf.pt)

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de