Boa Vida

Restaurantes, hotéis, exposições, atividades, novas tendências, bares, locais, comidas, vinhos, aquilo que faz moda mas também as histórias mais escondidas. Um programa de Augusto Freitas de Sousa, autor e jornalista que nos últimos anos se tem dedicado ao lifestyle e ao jornalismo de viagens.

Turismo mais consciente

Em nome de um turismo mais responsável, o projeto Medfest une esforços para novas rotas do Mediterrâneo. Em Lisboa já se bebe vinho da talha... ao balcão.

Medfest é o nome de um projeto que chega este ano ao fim depois de cumprir três grandes objetivos: "Encontrar vínculos entre património gastronómico e formas sustentáveis ​de turismo, projetar uma nova oferta turística no interior e promover desenvolvimento sustentável nos meses menos sujeitos ao turismo e integrar as experiências culinárias mediterrânicas nos planos existentes e salvaguardá-las como parte de um património comum europeu.

Artur Gregório, coordenador do Medfest , agregado ao programa europeu "Interreg Europe" explica que ao longos destes anos têm-se proposto ajudar os operadores turísticos a procurarem boas práticas, o que lhes permitiu montar uma rede de mais de 30 contactos em Portugal. Melhorar as estratégias do turismo em escalas mais pequenas como forma de promover destinos turísticos alternativos e, ao mesmo tempo, sustentáveis e respeitadores do meio ambiente

Da talha para o copo

Os vinhos da talha já se servem em Lisboa num espaço que foi pensado para ser uma enoteca, mas acabou por derivar para um balcão para 16 pessoas e mais seis em duas mesas com uma carta com petiscos, pratos e sobremesas. O restaurante O Frade resulta da vontade da família Frade, Alexandre e o filho André, eles mesmo os responsáveis da adega ACV (Vinhos Antes de Cristo) que produz na região de Beja, Vila de Frades e Magancha.

O nome resultou de uma homenagem ao antigo "O Frade" em Beja, que pertencia à família. Os vinhos, produzidos segundo as técnicas milenares do período romano são os primeiros em Portugal a terem a designação vinho da talha DOC. O cozinheiro do restaurante e familiar dos proprietários, Carlos Afonso, trabalhou com Hans Neuner, no Ocean no Algarve, com o chef Alexandre Silva no Marmóris em Vila Viçosa e em Espanha no Azurmendi com o chef Eneko Atxa.

Ouça aqui o programa Boa Vida desta semana.

Augusto Freitas de Sousa (boavida@tsf.pt)

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de