Botequim

Botequim é um programa feito por mulheres, sobre mulheres. Aborda vários assuntos sob a perspetiva delas. É um espaço de diálogo e de escuta, para discutir desafios relacionados com a igualdade de género, através de entrevistas, conversas e histórias de mulheres que marcam a diferença. Cada programa vai abordar assuntos relacionados com política, educação, ciência, direitos humanos e o papel da mulher em cada um deles. Com Sara de Melo Rocha e Miguel Silva (sonoplastia).
Para ouvir na TSF à sexta-feira, depois as 23h, com repetição ao sábado depois das 10h. Versão alargada disponível em TSF.pt e em podcast.

As mulheres cuidaram de todos durante a pandemia mas quem cuidou delas?

Neste Botequim, fala-se sobre a mulher e a covid-19. No último episódio desta temporada, o Botequim olha para o impacto da pandemia na saúde física, emocional e financeira das mulheres. Três especialistas discutem como as mulheres foram as que mais perderam com a pandemia, quer a nível de rendimentos, mas também a nível da conciliação entre a vida profissional e a pessoal.

No início da pandemia era comum ouvir-se que o Sars-Cov-2 era um vírus democrático, uma vez que infetava qualquer pessoa, em qualquer contexto, não olhando a géneros ou a fronteiras. Mas ainda que o corona vírus possa infetar qualquer um, a pandemia não atinge todosda mesma forma.

Os dados da Direção Geral da Saúde mostram que por cada dez mortes por covid-19 em mulheres, registam-se treze em homens.

Não há, para já, razões concretas para esta diferença mas os especialistas apontam razões genéticas, hábitos de vida e fatores de saúde.

Mas em termos de taxas de infeção as coisas mudam. Há mais mulheres infetadas do que homens. A média de homens com covid-19 ronda os 45%, os casos confirmados de mulheres está quase nos 55%.

E isto explica-se devido ao facto de serem as mulheres a manter as nossas sociedades a funcionar.

Na Europa as mulheres representam 95% dos empregados de limpeza, 93% dos educadores e professores, 82% dos caixas de supermercados, 86% dos auxiliares da ação médica.

No caso de Portugal, há mais de 58 mil mulheres inscritas na Ordem dos Enfermeiros, por comparação a 12 mil homens.

Na Ordem dos Médicos também se nota alguma diferença - são 28 mil mulheres inscritas e 23 mil homens.

Elas estão também em maioria entre os profissionais de apoio a pessoas idosas ou com deficiência. Foram elas também que, predominantemente, substituíram os professores durante os confinamentos, cozinhando; limpando e cuidando, tudo isto em cima do teletrabalho que nunca parou.

A nível europeu os ministros responsáveis pela Política Social já reconheceram que a pandemia afetou mais as mulheres do que os homens e é preciso que os planos nacionais de recuperação traduzam essa diferença.

Para entender os efeitos da Covid-19 na vida das mulheres, quer agora, quer no futuro, o Botequim conta com:

Sofia Neves , doutorada em Psicologia Social, é Professora Associada no Instituto Universitário da Maia (ISMAI) e investigadora no Centro Interdisciplinar de Estudos de Género. Tem feito investigação sobre saúde de populações vulneráveis.

Sónia Dias, professora catedrática e coordenadora do Centro de Investigação em Saúde Pública. Foi responsável pelo Barómetro Covid 19: Opinião Social da Escola Nacional de Saúde Pública.

Susana Peralta, economista e professora de Economia na Nova School of Business and Economics. É também autora do livro "Portugal e a Crise do Século - O terramoto da desigualdade" sobre a crise provocada pela Covid-19 e as consequências para a economia e para as pessoas.

____

Sobre o programa

Botequim, da autoria da jornalista Sara de Melo Rocha, é um programa feito por mulheres, sobre mulheres. Aborda vários assuntos sob a perspetiva delas. É um espaço de diálogo e de escuta, para discutir desafios relacionados com a igualdade de género, através de entrevistas, conversas e histórias de mulheres que marcam a diferença. Cada programa vai abordar assuntos relacionados com política, educação, ciência, direitos humanos e o papel da mulher em cada um deles.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de