Botequim

Botequim é um programa feito por mulheres, sobre mulheres. Aborda vários assuntos sob a perspetiva delas. É um espaço de diálogo e de escuta, para discutir desafios relacionados com a igualdade de género, através de entrevistas, conversas e histórias de mulheres que marcam a diferença. Cada programa vai abordar assuntos relacionados com política, educação, ciência, direitos humanos e o papel da mulher em cada um deles. Com Sara de Melo Rocha e Miguel Silva (sonoplastia).
Para ouvir na TSF à sexta-feira, depois as 23h, com repetição ao sábado depois das 10h. Versão alargada disponível em TSF.pt e em podcast.

As mulheres são mais amigas do ambiente ou é tudo greenwashing?

Neste episódio do Botequim, fala-se sobre ambiente, mudanças climáticas e ecofeminismo. O programa discute o papel da mulher na luta pelo ambiente e as razões para que as mulheres estejam mais expostas às mudanças climáticas.

Um relatório do Instituto Europeu de Igualdade de Género revela que as mulheres têm comportamentos mais amigos do ambiente. Há mais mulheres a reduzir o desperdício, a reciclar, a consumir menos e a comprar produtos locais.

Apesar de as mulheres terem mais atenção ao clima, os homens dominam a tomada de decisão relativa a políticas ambientais.

Numa altura em que problemática ambiental pede alternativas, há cada vez mais estudos a mostrar que as alterações climáticas não são neutras do ponto de vista do género.

Um relatório divulgado pelo Fundo para População das Nações Unidas mostra que as mulheres mais pobres em países menos desenvolvidos são as principais afetadas pelo clima, apesar de serem as que menos contribuem para o aquecimento global.

Perante o agravamento da crise ambiental cada vez mais ativistas e investigadores apontam o ecofeminismo como uma resposta para os problemas de sustentabilidade, já que as mulheres são apontadas como um eixo central para combater as mudanças climáticas.

Para entender mais sobre ecofeminismo, discutir o papel da mulher na luta pelo ambiente e perceber as razões para que as mulheres estejam mais expostas às mudanças climáticas, o Botequim conta com:

- Joana Guerra Tadeu, ativista ambiental a tempo inteiro, mais conhecida como a ambientalista imperfeita. É consultora para projetos de desenvolvimento sustentável, cria conteúdos digitais sobre estilo de vida ecológico e organiza formações.

- Manuela Tavares, membro da direção da União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR), investigadora no Centro Interdisciplinar de Estudos do Género no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa com trabalho na área do ecofeminismo.

- Margarida Queirós, doutorada em Geografia pela Universidade de Lisboa, investigadora do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território. Os temas de investigação e ensino a que se dedica estão sobretudo relacionados com género, meio ambiente e ordenamento do território.

______

Sobre o programa

Botequim, da autoria da jornalista Sara de Melo Rocha, é um programa feito por mulheres, sobre mulheres. Aborda vários assuntos sob a perspetiva delas. É um espaço de diálogo e de escuta, para discutir desafios relacionados com a igualdade de género, através de entrevistas, conversas e histórias de mulheres que marcam a diferença. Cada programa vai abordar assuntos relacionados com política, educação, ciência, direitos humanos e o papel da mulher em cada um deles.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de