Botequim

Botequim é um programa feito por mulheres, sobre mulheres. Aborda vários assuntos sob a perspetiva delas. É um espaço de diálogo e de escuta, para discutir desafios relacionados com a igualdade de género, através de entrevistas, conversas e histórias de mulheres que marcam a diferença. Cada programa vai abordar assuntos relacionados com política, educação, ciência, direitos humanos e o papel da mulher em cada um deles. Com Sara de Melo Rocha e Miguel Silva (sonoplastia).
Para ouvir na TSF à sexta-feira, depois as 23h, com repetição ao sábado depois das 10h. Versão alargada disponível em TSF.pt e em podcast.

Estas empreendedoras perderam o medo de arriscar e querem inspirar outras mulheres

Entrar no mundo das startups não é uma tarefa fácil e para as mulheres parecem existir ainda mais obstáculos. Neste episódio do Botequim, três empreendedoras e uma jornalista especialista em empreendedorismo tentam entender porque há menos mulheres a fundar startups, a razão para terem menos financiamento, e o que é afinal a síndrome da impostora.

Há cada vez mais mulheres a criarem empresas do zero e a darem cartas como empreendedoras. Ainda assim, associamos a imagem do empreendedor - confiante persistente, competitivo - a uma figura masculina.

Portugal é o sexto país do mundo com melhores oportunidades e condições de apoio para as mulheres crescerem enquanto empreendedoras. São conclusões do Mastercard Index para o Empreendedorismo Feminino, realizado em 57 países. É também o segundo país da União Europeia com a taxa mais elevanda de nascimento de novas empresas mas estes dados nem sempre têm resultados na prática.

Na Startup Lisboa apenas 20% das suas novas empresas são cofundadas por mulheres, de acordo com dados de 2018. No caso da indústria da tecnologia o número baixa para 13%.

Apesar dos estudos começarem a mostrar que as empresas dirigidas por mulheres são mais seguras para investidores e geram mais lucro, as startups fundadas por mulheres recebem menos investimento. Um estudo da BCG, revela que, nos EUA, apenas 12% das rondas de investimento em capital de risco tiveram como destino startups fundadas por mulheres, entre 2010 e 2015.

De acordo com o Instituto para o Fomento e Desenvolvimento do Empreendedorismo em Portugal, os maiores entraves à entrada de mulheres no ecossistema das startups são as questões económicas, o medo de falhar, a falta de conhecimentos e experiência e o equilíbrio entre vida profissional e familiar.

Para entender todas estas dimensões e desafios que as mulheres enfrentam na área do empreendedorismo, o Botequim conta com a participação de:

Mariana Barbosa, jornalista e editora no Eco, diretora da revista Pessoas. na Última década tem dedicado grande do seu trabalho aos fazedores - pessoas que pensam, planeiam e criam negócios. É também autora d' O Livro dos Fazedores, editado em 2018. É embaixadora das Chicas Poderosas em Portugal, um movimento que nasceu na América Latina e tem como missão promover a liderança feminina na área tecnológica e nos media.

Madalena Rugeroni, empreendedora de gema, já passou por várias cidades e empresas, incluindo a Google. Regressou a Portugal para fundar a Misk, uma plataforma que recomenda restaurantes com base em escolhas de amigos mas é como líder da Too Good to Go que tem captado a atenção em Portugal. Recentemente passou também country manager da empresa em Espanha. A Too Good To Go é uma app de combate ao desperdício alimentar.

Joana Rafael, cofundadora da Sensei, uma startup que está a desenvolver uma tecnologia que permite aos consumidores fazerem compras num supermercado sem terem de pagar à saída, tendo como concorrente a Amazon Go. Em 2019 recebeu o prémio "Empreendedorismo Feminino" da Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica.

Susana Sargento, confundadora da Veniam, uma empresa que lida com problemas de circulação colocando veículos a comunicar uns com os outros, através da tecnologia inovadora. É também Professora Catedrática e investigadora da Universidade de Aveiro e recebeu o 1ª Prémio Mulheres Inovadoras em 2016.

____

Sobre o programa

Botequim, da autoria da jornalista Sara de Melo Rocha, é um programa feito por mulheres, sobre mulheres. Aborda vários assuntos sob a perspetiva delas. É um espaço de diálogo e de escuta, para discutir desafios relacionados com a igualdade de género, através de entrevistas, conversas e histórias de mulheres que marcam a diferença. Cada programa vai abordar assuntos relacionados com política, educação, ciência, direitos humanos e o papel da mulher em cada um deles.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de