- Comentar
Desde a fundação em 1928, a Sociedade Portuguesa de Autores tem 1008 mulheres registadas como compositoras e autoras. No caso dos homens há 8241 registos.
Estes dados, consultados pela investigadora Soraia Simões de Andrade, da Universidade Nova de Lisboa, mostram que o primeiro registo de uma composição musical feito por uma mulher é de 1928. Adelaide Saguer, violoncelista, foi a primeira a registar uma obra com o título 'Valsa Lenta'.
Mas esta desigualdade observa-se um pouco por toda a indústria musical no mundo.
A organização Women in Music mostra que a divisão de género no setor da música a nível mundial é de 70% de homens e 30% de mulheres. Na música clássica, apenas 76 dos quase 1500 concertos de grandes orquestras que decorreram em 2018 incluíram pelo menos uma peça composta por mulheres.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Ouça aqui o programa "Botequim" na íntegra.
São diferenças acentuadas com queixas de discriminação, invisibilidade, salários injustos, com muitas cantoras e compositoras a quererem sair da sombra para serem representadas de forma diferente.
A quantidade de mulheres compositoras cresceu exponencialmente mas continuam a ser pouco conhecidas e quando se aventuram a produzir música ocupam, sobretudo o lugar de vocalistas. Já no caso dos instrumentos, acabam por estar mais visíveis nas teclas.
A indústria musical ainda é estruturalmente masculina, com a mulher a ter dificuldade de sobressair por si só, sobretudo quando há mais atenção à forma como ela se veste e ao quão jovem e bonita parece.
Para analisar este imaginário construído e para saber mais sobre as dificuldades que as mulheres enfrentam no setor da música o Botequim conta com:
Carolina Deslandes , compositora e intérprete. Começou pelos Ídolos mas foi a cantar 'A vida toda' que se destacou, acabando por conquistar o Galardão de Platina e receber o Globo de Ouro de Melhor Música. Recentemente lançou o EP Mulher, um tributo às mulheres vítimas de violência.
Lena d'Água, uma das primeiras mulheres a integrar uma banda de rock portuguesa. Fez parte dos Beatnicks, Salada de Frutas e Atlântida. Mais recentemente lançou Desalmadamente, já considerado o maior regresso da música portuguesa da última década. Em março de 2021 venceu o Prémio José Afonso.
Mísia , fadista com treze discos gravados, dez prémios. Passou por vários palcos, muitos deles internacionais. Em 2011 lança o 'Senhora da Noite', um disco de fado tradicional com letras assinadas só por mulheres. O mais recente álbum, lançado há dois anos, chama-se "Pura Vida (Banda Sonora)"
____
Sobre o programa
Botequim, da autoria da jornalista Sara de Melo Rocha, é um programa feito por mulheres, sobre mulheres. Aborda vários assuntos sob a perspetiva delas. É um espaço de diálogo e de escuta, para discutir desafios relacionados com a igualdade de género, através de entrevistas, conversas e histórias de mulheres que marcam a diferença. Cada programa vai abordar assuntos relacionados com política, educação, ciência, direitos humanos e o papel da mulher em cada um deles.