Botequim

Botequim é um programa feito por mulheres, sobre mulheres. Aborda vários assuntos sob a perspetiva delas. É um espaço de diálogo e de escuta, para discutir desafios relacionados com a igualdade de género, através de entrevistas, conversas e histórias de mulheres que marcam a diferença. Cada programa vai abordar assuntos relacionados com política, educação, ciência, direitos humanos e o papel da mulher em cada um deles. Com Sara de Melo Rocha e Miguel Silva (sonoplastia).
Para ouvir na TSF à sexta-feira, depois as 23h, com repetição ao sábado depois das 10h. Versão alargada disponível em TSF.pt e em podcast.

Jovem, gira e sexy. São estes os critérios para as mulheres na indústria da música?

Carolina Deslandes, Lena d'Água e Mísia juntam-se para uma conversa sobre como a indústria musical ainda valoriza mais a imagem da mulher do que a música que ela produz, as barreiras que as compositoras enfrentam em Portugal e de que forma a maternidade afeta a carreira na música. Este Botequim conta ainda com entrevistas à investigadora Soraia Simões de Andrade, Blaya e Capicua.

Desde a fundação em 1928, a Sociedade Portuguesa de Autores tem 1008 mulheres registadas como compositoras e autoras. No caso dos homens há 8241 registos.

Estes dados, consultados pela investigadora Soraia Simões de Andrade, da Universidade Nova de Lisboa, mostram que o primeiro registo de uma composição musical feito por uma mulher é de 1928. Adelaide Saguer, violoncelista, foi a primeira a registar uma obra com o título 'Valsa Lenta'.

Mas esta desigualdade observa-se um pouco por toda a indústria musical no mundo.

A organização Women in Music mostra que a divisão de género no setor da música a nível mundial é de 70% de homens e 30% de mulheres. Na música clássica, apenas 76 dos quase 1500 concertos de grandes orquestras que decorreram em 2018 incluíram pelo menos uma peça composta por mulheres.

São diferenças acentuadas com queixas de discriminação, invisibilidade, salários injustos, com muitas cantoras e compositoras a quererem sair da sombra para serem representadas de forma diferente.

A quantidade de mulheres compositoras cresceu exponencialmente mas continuam a ser pouco conhecidas e quando se aventuram a produzir música ocupam, sobretudo o lugar de vocalistas. Já no caso dos instrumentos, acabam por estar mais visíveis nas teclas.

A indústria musical ainda é estruturalmente masculina, com a mulher a ter dificuldade de sobressair por si só, sobretudo quando há mais atenção à forma como ela se veste e ao quão jovem e bonita parece.

Para analisar este imaginário construído e para saber mais sobre as dificuldades que as mulheres enfrentam no setor da música o Botequim conta com:

Carolina Deslandes , compositora e intérprete. Começou pelos Ídolos mas foi a cantar 'A vida toda' que se destacou, acabando por conquistar o Galardão de Platina e receber o Globo de Ouro de Melhor Música. Recentemente lançou o EP Mulher, um tributo às mulheres vítimas de violência.

Lena d'Água, uma das primeiras mulheres a integrar uma banda de rock portuguesa. Fez parte dos Beatnicks, Salada de Frutas e Atlântida. Mais recentemente lançou Desalmadamente, já considerado o maior regresso da música portuguesa da última década. Em março de 2021 venceu o Prémio José Afonso.

Mísia , fadista com treze discos gravados, dez prémios. Passou por vários palcos, muitos deles internacionais. Em 2011 lança o 'Senhora da Noite', um disco de fado tradicional com letras assinadas só por mulheres. O mais recente álbum, lançado há dois anos, chama-se "Pura Vida (Banda Sonora)"

____

Sobre o programa

Botequim, da autoria da jornalista Sara de Melo Rocha, é um programa feito por mulheres, sobre mulheres. Aborda vários assuntos sob a perspetiva delas. É um espaço de diálogo e de escuta, para discutir desafios relacionados com a igualdade de género, através de entrevistas, conversas e histórias de mulheres que marcam a diferença. Cada programa vai abordar assuntos relacionados com política, educação, ciência, direitos humanos e o papel da mulher em cada um deles.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de