Botequim

Botequim é um programa feito por mulheres, sobre mulheres. Aborda vários assuntos sob a perspetiva delas. É um espaço de diálogo e de escuta, para discutir desafios relacionados com a igualdade de género, através de entrevistas, conversas e histórias de mulheres que marcam a diferença. Cada programa vai abordar assuntos relacionados com política, educação, ciência, direitos humanos e o papel da mulher em cada um deles. Com Sara de Melo Rocha e Miguel Silva (sonoplastia).
Para ouvir na TSF à sexta-feira, depois as 23h, com repetição ao sábado depois das 10h. Versão alargada disponível em TSF.pt e em podcast.

"Nunca ninguém pediu a João Ferreira que desistisse a favor de Ana Gomes"

Um mês depois das eleições presidenciais, Ana Gomes e Marisa Matias recordam a campanha que ficou marcada por ataques sexistas, mas também por um movimento de solidariedade com as mulheres.

Portugal teve quatro candidatas mulheres à Presidência da República desde 1974. A abrir caminho, nas presidenciais de 1986, esteve Maria de Lourdes Pintassilgo.

A antiga primeira-ministra teve como adversários Mário Soares, Diogo Freitas do Amaral e Francisco Salgado Zenha. Terminou as eleições em 4º lugar, conseguindo cerca de 7% dos votos.

Em 2016, as presidenciais contaram com duas mulheres na corrida: Maria de Belém Roseira, que acaba em quarto, com cerca de 4% dos votos e Marisa Matias que conseguiu quase 500 mil votos, ficando em terceiro com 10% da votação.

Nessa altura, a bloquista passou a ser a mulher mais votada para as presidenciais em Portugal, agora ultrapassada por Ana Gomes nas eleições de 2021. A antiga eurodeputada terminou a corrida em segundo lugar com quase 13% dos votos. Marisa Matias ficou na quinta posição, com quase 4%.

Estes resultados foram precedidos de uma campanha dura, em plena pandemia, com as duas candidatas sujeitas a atenção diária, com muitas publicações nas redes sociais a roçar o sexismo e o insulto.

As caixas de comentários das notícias encheram-se de agressões verbais e o Twitter acumulou memes, quer de quem está escondido atrás de um ecrã, quer de quem fazia parte dos boletins de voto.

Neste episódio do Botequim, vamos saber que dificuldades enfrentam as mulheres candidatas às presidenciais em Portugal e a razão para que Portugal, em tantos anos de democracia, tenha tido apenas quatro mulheres neste tipo de eleições, contando com a participação de:

Ana Gomes, antiga eurodeputada, antiga embaixadora e ex-candidata presidencial às eleições deste ano.

Marisa Matias, eurodeputada eleita pelo Bloco de Esquerda e candidata por duas vezes ao lugar de Presidente da República Portuguesa.

Este episódio do Botequim conta ainda com uma entrevista a Maria de Belém Roseira, candidata em 2016, e com Fátima Grácio, que relembra a campanha às presidenciais de 86, altura em que Maria de Lourdes Pintasilgo fez história ao tornar-se a primeira candidata mulher ao cargo de Presidente da República em Portugal.

____

Sobre o programa

Botequim, da autoria da jornalista Sara de Melo Rocha, é um programa feito por mulheres, sobre mulheres. Aborda vários assuntos sob a perspetiva delas. É um espaço de diálogo e de escuta, para discutir desafios relacionados com a igualdade de género, através de entrevistas, conversas e histórias de mulheres que marcam a diferença. Cada programa vai abordar assuntos relacionados com política, educação, ciência, direitos humanos e o papel da mulher em cada um deles.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de