Conferências Ação Humanitária

O ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa lança um ciclo de conferências dedicadas à Ação Humanitária, acompanhado pela TSF, que passa pelos quatro cantos do mundo.

África em transformação

O tema em debate nesta conferência é o desenvolvimento económico nos tempos de incerteza vividos num continente que atravessa grandes transformações.

É possível falar de desenvolvimento num continente em que muitos países vivem ainda situações de conflito e têm economias muito frágeis? E terá o apoio humanitário um papel determinante nesse crescimento?

Ana Lúcia Martins, investigadora do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa e coordenadora deste Ciclo Internacional de Conferências em Ação Humanitária explica que o desenvolvimento do continente africano se quer integrado, e daí a importância do papel da União Africana, a organização internacional que promove a integração entre os países de África.

O orador escolhido para esta conferência é Carlos Lopes, natural da Guiné-Bissau, professor universitário na Cidade do Cabo, na África do Sul, e docente convidado em Oxford, no Reino Unido.

Ao longo de uma vasta carreira, Carlos Lopes passou por diversos organismos das Nações Unidas, em áreas tão diferentes -- mas tão interligadas -- como a economia, o trabalho e o clima.

Nesta altura, faz parte da comissão que estuda a reforma da União Africana, organização que reúne a grande maioria dos países de África e que tem sido determinante num continente desigual em que se vai fazendo o difícil caminho do desenvolvimento.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de