Covid-19: Perguntas com Resposta

Tem dúvidas sobre o novo coronavírus? O que pode e o que não pode fazer quando está de quarentena? Que cuidados deve ter para prevenir a sua saúde e a dos outros? Em plena pandemia mundial, a TSF ajuda a responder a todas as dúvidas. Diariamente, depois das 15h00, a Prof. Cláudia Conceição (médica) e o Prof. Celso Cunha (virologista), do Instituto de Higiene e Medicina Tropical, respondem às perguntas dos ouvintes.
Para participar pode ligar para o 808202173 ou deixar a sua pergunta em www.tsf.pt

Covid-19: Perguntas com Resposta. Com Rita Costa e António Botelho. Uma iniciativa TSF em parceria com o Instituto de Higiene e Medicina Tropical, da Universidade Nova de Lisboa, e a Direção-Geral da Saúde

"Não lave as patas dos seus animais com lixívia"

No programa da TSF Perguntas com Resposta, os especialistas aconselham água e sabão para lavar as patas de cães ou gatos e umas gotas de lixívia para desinfetar frutas e legumes crus.

Se vai passear com os seus animais de companhia e receia que as patas possam transportar o novo coronavírus para dentro de casa, deve lavá-las com água e sabão, mas nunca com lixívia, o conselho é do virologista Celso Cunha ouvido no programa da TSF Perguntas com Resposta.​​​​

"Se pretende lavar as patinhas do seu animal de companhia, não o faça com lixívia, por favor", apela Celso Cunha e explica que "o bichano fica com as patas a arder e em ferida".

Por isso, a melhor solução, se quiser lavar as patas dos animais é "água e sabão ou com toalhitas húmidas", sugere o virologista citando o próprio exemplo: "É isso que eu uso na minha bichana quando vamos passear."

"Com lixívia nunca e com álcool também não porque não é de todo em todo benéfico para os animais, pelo contrário, vai prejudicar e vai causar feridas que podem ser graves nalguns casos", reforça Celso Cunha na TSF.

Desinfetar fruta e legumes? "Umas gotinhas de lixívia num litro de água"

Outras da dúvidas frequentes dos ouvintes da TSF prende-se com a lavagem e desinfeção de alimentos que são consumidos crus. A médica Cláudia Conceição recorda que, nos anos 70, durante a epidemia de cólera, o conselho era utilizar lixívia mas com cuidado: umas gotas bastam.

"Aparecia uma senhora na televisão que nos ensinava a lavar muito bem com água da torneira aquilo que íamos comer cru e depois pôr de molho com 3 gotas de lixívia por litro de água esperar meia hora e passar outra vez por água da torneira", lembra a médica no programa Perguntas com Resposta.

Celso Cunha considera "é uma pequena dica que pode ser aplicada utilizando a lixívia que vende e já está diluída a 5%. Recomenda-se para a desinfeção de alimentos uma parte de lixívia cerca de 200 partes de água ou seja três, quatro gotas de lixívia por litro de água são medidas eficazes para desinfetar morangos saladas tomate tudo que todos os legumes e frutas que se pretenda comer crus".

Perguntas com Resposta é um programa da TSF com moderação da jornalista Rita Costa e com a participação da médica Cláudia Conceição e do virologista Celso Cunha do Instituto de Higiene e Medicina Tropical. Pode ouvir, na TSF, de segunda a sexta, depois das três da tarde. Para participar, basta ligar o 808202173, inscrever-se e participar. Ou deixar a sua pergunta no site ou nas redes sociais da TSF

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de