Covid-19: Perguntas com Resposta

Tem dúvidas sobre o novo coronavírus? O que pode e o que não pode fazer quando está de quarentena? Que cuidados deve ter para prevenir a sua saúde e a dos outros? Em plena pandemia mundial, a TSF ajuda a responder a todas as dúvidas. Diariamente, depois das 15h00, a Prof. Cláudia Conceição (médica) e o Prof. Celso Cunha (virologista), do Instituto de Higiene e Medicina Tropical, respondem às perguntas dos ouvintes.
Para participar pode ligar para o 808202173 ou deixar a sua pergunta em www.tsf.pt

Covid-19: Perguntas com Resposta. Com Rita Costa e António Botelho. Uma iniciativa TSF em parceria com o Instituto de Higiene e Medicina Tropical, da Universidade Nova de Lisboa, e a Direção-Geral da Saúde

Nem mexer na fruta, nem tocar nas embalagens todas. Os cuidados nas compras

Em tempos de contágio desaconselha-se "andar a escolher a fruta", avisam os especialistas no programa da TSF Perguntas com Resposta.

Pegar numa caixa e tornar a deixá-la na prateleira ou tocar nas maçãs, à procura da mais madura, são gestos repetidos quando se vai às compras mas que, em tempos de propagação do novo coronavírus, podem trazer risco de contágio.

"Há o risco de um doente infetado (com ou sem sintomas) ter tocado na embalagem que estivemos a tocar", avisa o virologista Celso Cunha no programa da TSF Perguntas com Resposta.

O mesmo se aplica no momento de escolher a fruta :"Desaconselho vivamente o escolher a fruta. Olhem de longe, vejam: esta é a maçã que eu quero e peguem nela. Isso reduz a possibilidade de contágio", explica Celso Cunha.

A hipótese de as compras poderem ser veículo para um eventual contágio ocorre sobretudo por causa desse manuseamento nas lojas porque, durante o transporte, os produtos estão "em ambiente controlado em termos de temperatura e humidade", acrescenta o virologista do Instituto de Higiene e Medicina Tropical.

Seja como for, uma vez em casa, "não é necessário por as compras de quarentena à porta, nem lavar cada pacote", explica a médica Cláudia Conceição, outra das vozes do programa Perguntas com Resposta.

A solução é aquela que tem sido mais repetida: "lavar muito bem as mãos depois de mexer nas coisas do supermercado".

"É muito importante lavar as mãos depois de ter arrumado tudo", sublinha Cláudia Conceição lembrando ainda a solução sugerida pela Direção-Geral de Saúde para desinfetar as superfícies: " uma diluição de 1 para 50 partes de lixívia para lavar com maior frequência o chão e as bancadas da cozinha, para ajudar a não permitir a transmissão direta por ter pousado numa superfície, um pacote que veio eventualmente infetado do supermercado".

Perguntas com Resposta é um programa da TSF com a participação da médica Cláudia Conceição e do virologista Celso Cunha do Instituto de Higiene e Medicina Tropical. Pode ouvir, na TSF, de segunda a sexta, depois das três da tarde. Para participar, basta ligar o 808202173, inscrever-se e participar. Ou deixar a sua pergunta no site ou nas redes sociais da TSF.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de