Governo Sombra

Eles querem, podem, mas não mandam! Ricardo Araújo Pereira, Pedro Mexia e João Miguel Tavares - num programa moderado por Carlos Vaz Marques - são o Governo Sombra. Um governo que não decide. Uma equipa ministerial sem consenso. Um conselho de ministros que convive bem com as fugas de informação. Semanalmente, passam a atualidade em revista, examinam à lupa os dossiês, interpelam os protagonistas sem rodeios.
Domingo, depois das 11h00. À segunda-feira, depois das 13h00 em versão compacto

Costa Silva pode estar a dar "um mau exemplo", diz Ricardo Araújo Pereira

António Costa e Silva está a desenvolver pro bono um plano para a economia portuguesa pós-covid, e Ricardo Araújo Pereira está preocupado com isso.

O gestor António Costa e Silva foi nomeado para coordenar o programa de recuperação económica pós-covid, o que gerou alguma controvérsia no panorama político nacional, que levou o o próprio a explicar que não será um "paraministro", mas sim, um consultor. O gestor vai apresentar um relatório ao Governo, e será o Governo a tomar as decisões políticas na sua implementação, com base nesse mesmo relatório.

No início dos anos 90, o Governo de Cavaco Silva encomendou ao economista Michal Porter um plano estratégico de futuro para a economia portuguesa, que ficou conhecido como o "Relatório Porter", e que terá custado na altura uma soma elevada. Mas António Costa e Silva está agora a desenvolver o projeto de recuperação da economia pro bono, ou seja, sem receber qualquer remuneração ou abono, pelo trabalho que está a desenvolver.

Para Ricardo Araújo Pereira, isso pode ser um problema. Primeiro, porque assim será mais difícil reclamar se o plano não funcionar - afinal, foi de graça! Segundo, porque trabalhar de graça é um mau exemplo: o humorista teme que as entidades patronais comecem a recusar pagar aos seus trabalhadores com o argumento de que se algo tão importante como o plano estratégico de salvação do pais pode ser "à borla", o trabalho também pode ser.

A emissão completa do Governo Sombra, para ver ou ouvir, sempre em tsf.pt.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de