Governo Sombra

Eles querem, podem, mas não mandam! Ricardo Araújo Pereira, Pedro Mexia e João Miguel Tavares - num programa moderado por Carlos Vaz Marques - são o Governo Sombra. Um governo que não decide. Uma equipa ministerial sem consenso. Um conselho de ministros que convive bem com as fugas de informação. Semanalmente, passam a atualidade em revista, examinam à lupa os dossiês, interpelam os protagonistas sem rodeios.
Domingo, depois das 11h00. À segunda-feira, depois das 13h00 em versão compacto

"Montenegro, nesta anedota, é o Rui Rio do Rui Rio", diz Ricardo Araújo Pereira

Rui Rio usou o Twitter para atacar Luís Montenegro com uma anedota ao estilo das anedotas do Joãozinho, mas com um menino chamado "Zequinha". Ricardo Araújo Pereira explica porque é que a anedota não funciona.

Na anedota de Rui Rio, o menino "Zequinha" explica à professora, numa alusão sarcástica a Montenegro, que "a diferença entre um desastre eleitoral e um resultado jeitoso" são 0,4%:

No Governo Sombra, a anedota de Rui Rio foi dissecada e escrutinada, ou não fosse um dos ministros-sombra um humorista de renome da nossa praça. Ricardo Araújo Pereira veio ao programa munido com segundo volume da "Enciclopédia de Estudos sobre Humor", de Salvatore Attardo, que, segundo diz, tem um capítulo "que ajuda a compreender melhor o PSD". Trata-se de um capítulo sobre o humor feito por políticos, segundo o qual "o humor, o autodepreciativo em particular, tem a capacidade de equilibrar a confiança e obter a simpatia do público". Ora, para Ricardo Araújo Pereira, esta foi a principal falha da anedota de Rui Rio: em vez de autodepreciativa, é agressiva, e "quando a anedota é agressiva em relação ao adversário politico não produz um efeito tão bom".

Ricardo Araújo Pereira acrescenta que Luís Montenegro poderia ter aproveitado as fragilidade da anedota e respondido com a metáfora sobre a metáfora, dizendo: "Desculpe, mas nessa metáfora, o Sr. é o António Costa e eu sou o Rui Rio", e eu não lhe admito" - explicou o humorista.

A emissão completa do Governo Sombra, para ver ou ouvir, sempre em tsf.pt.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de