Governo Sombra

Eles querem, podem, mas não mandam! Ricardo Araújo Pereira, Pedro Mexia e João Miguel Tavares - num programa moderado por Carlos Vaz Marques - são o Governo Sombra. Um governo que não decide. Uma equipa ministerial sem consenso. Um conselho de ministros que convive bem com as fugas de informação. Semanalmente, passam a atualidade em revista, examinam à lupa os dossiês, interpelam os protagonistas sem rodeios.
Domingo, depois das 11h00.

O povo português só pode ser "fanhoso", diz Ricardo Araújo Pereira

No primeiro Governo Sombra após as eleições presidenciais, Ricardo Araújo Pereira quis ser "ministro da Hermenêutica", para interpretar as palavras do Povo Português.

Na noite eleitoral em que Marcelo Rebelo de Sousa foi reeleito Presidente da República, foram tantas as interpretações da vontade dos portugueses que Ricardo Araújo Pereira chegou à conclusão de que o povo português só pode ser "fanhoso", já que ninguém se entende quanto ao que ele diz.

Depois de conhecidos os resultados, três dirigentes partidários reivindicaram louros na eleição de Marcelo Rebelo de Sousa à primeira volta: Rui Rio, presidente do PSD, Carlos César, presidente do PS, e Francisco Rodrigues dos Santos, presidente do CDS. Mas para Ricardo Araújo Pereira é óbvio que os eleitores elegeram Marcelo Rebelo de Sousa para Presidente e mais ninguém.

Mas não foi apenas nesse aspeto que a voz dos portugueses foi interpretada de várias formas: houve quem interpretasse os resultados como prova de que o país se encontrasse numa "íngreme ribanceira a caminho do fascismo" por causa do voto em André Ventura e quem defendesse que as pessoas votaram no candidato do Chega porque subscrevem integralmente as suas posições. Ricardo Araújo Pereira lembrou no programa que os votos em André Ventura representaram apenas 5% da população portuguesa, e que não se pode descartar o peso dos chamados "votos de protesto" e "voto útil" nos resultados das eleições.

A emissão completa do Governo Sombra, para ver ou ouvir, sempre em tsf.pt

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de