Governo Sombra

Eles querem, podem, mas não mandam! Ricardo Araújo Pereira, Pedro Mexia e João Miguel Tavares - num programa moderado por Carlos Vaz Marques - são o Governo Sombra. Um governo que não decide. Uma equipa ministerial sem consenso. Um conselho de ministros que convive bem com as fugas de informação. Semanalmente, passam a atualidade em revista, examinam à lupa os dossiês, interpelam os protagonistas sem rodeios.
Domingo, depois das 11h00. À segunda-feira, depois das 13h00 em versão compacto

Ricardo Araújo Pereira: "A esquerda foi o lobo, e a direita a raposa"

Ricardo Araújo Pereira fez a análise da semana de debate orçamental na ótica das histórias infantis.

António Costa garantiu esta semana que o Governo não andava "à procura da carochinha" para aprovar o Orçamento do Estado. Para o humorista, a melhor história infantil para descrever o debate que precedeu a aprovação do Orçamento do Estado para 2020 depende do ponto de vista mais à esquerda ou mais à direita.

Do ponto de vista da esquerda, a história que melhor se aplica é a dos "Três Porquinhos", mas com uma pequena subtileza: se na história o lobo promete "Soprar, soprar, soprar, até mandar a casa abaixo", neste caso o Lobo (a esquerda) prometeu, mas não cumpriu. Na hora de "soprar", foi mais "bufar", e absteve-se com um "Pffff, tá bem, pronto, vamos então deixar passar isto. Não conseguimos nada, vamos deixar passar isto", ilustrou Ricardo Araújo Pereira.

Do ponto de vista da direita, a história que melhor se aplica é a fábula da raposa, que, ao passar por baixo de uma videira, declara não estar interessada nas uvas, por estarem verdes, mas vira-se para trás ao ouvir cair uma parra, na esperança de que tenham caído uvas: "Acho que a direita também olhou para este orçamento dizendo "este orçamento está verde", mas se pudessem ter sido eles a inventá-lo, eu acho que a direita não desdenharia ter feito este orçamento", defendeu Ricardo Araújo Pereira.

A emissão completa do Governo Sombra, para ver ou ouvir, sempre em tsf.pt.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de