Governo Sombra

Eles querem, podem, mas não mandam! Ricardo Araújo Pereira, Pedro Mexia e João Miguel Tavares - num programa moderado por Carlos Vaz Marques - são o Governo Sombra. Um governo que não decide. Uma equipa ministerial sem consenso. Um conselho de ministros que convive bem com as fugas de informação. Semanalmente, passam a atualidade em revista, examinam à lupa os dossiês, interpelam os protagonistas sem rodeios.
Domingo, depois das 11h00. À segunda-feira, depois das 13h00 em versão compacto

Ricardo Araújo Pereira sobre o poema que ofendeu a PSP

Um homem foi detido por afixar um cartaz com um poema que ofendeu a Polícia de Segurança Pública, o que levanta preocupações sobre a liberdade de expressão.

A expressão "floco de neve" surgiu, nos últimos anos, como termo depreciativo para caracterizar uma geração mais jovem, considerada demasiado "sensível" pelos mais velhos. Ricardo Araújo Pereira acha que a expressão se pode aplicar agora também à PSP que, pela segunda vez no espaço de um mês, voltou a mostrar-se ofendida pelo exercício da liberdade de expressão.

O primeiro caso foi o do cartoon de Nuno Saraiva, publicado no "Inimigo Público" do jornal "Público", que incluía um polícia na caricatura do protesto nacionalista que havia decorrido frente à sede da associação SOS Racismo, e que levou a PSP a apresentar uma queixa-crime ao MP.

O segundo caso veio agora a público: um homem terá sido detido por afixar, na zona da Estrela, em Lisboa, um cartaz que promovia uma exposição e que incluía um poema de Gisela Casimiro, que a PSP considerou "ofensivo", estando agora o caso em tribunal.

Ricardo Araújo Pereira volta a defender que não existe o direito a não ser ofendido, e que esse é o preço da liberdade de expressão, mostrando-se surpreendido pela apatia com que a notícia foi recebida pela opinião pública.

Como teste à liberdade de expressão, o poema foi lido pelo moderador Carlos Vaz Marques, depois RAP pedir às forças da autoridade mais sensíveis que tapassem os ouvidos.

A emissão completa do Governo Sombra, para ver ou ouvir, sempre em tsf.pt

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de