O Bichinho da Rádio

Saúde, comportamento e direito animal, Gente, bichos e a nossa vida em comum.
Para ouvir à segunda-feira, depois das 18h30. Com Dora Pires.

As cabras mais famosas do país

Um raio atacou-lhe o rebanho em abril e deixou mortas 68 cabras de raça bravia. Dário Gonçalves achou que era o fim o do mundo, mas já tem maneira de recompor o rebanho desfalcado. E que cabras são essas, tão importantes? São escuras, cornudas e de pelo curtinho.

O pastor já regressou à serra, aos montes de Gondoriz, mas ainda lhe falta companhia. As 68 cabras que um raio abateu, no início de abril, ainda têm o lugar vago no rebanho. São de raça bravia.

Dário já tem no bolso o cheque da Ordem dos Médicos Veterinários e da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez. O dinheiro veio da estranheza da história que atraiu solidariedades várias. Já pode repor o rebanho, mas...

"É difícil, vou buscá-las para a semana, umas 85 ali a Terras de Bouro." O especialista explica que além de serem de uma raça autóctone, que não tem assim tantos animais, é preciso "ir a uma exploração boa, que não tem doenças, que nunca teve brucelose". Será uma exploração B4, são catalogadas por números e letras, muita matemática.

A ciência de Dário Gonçalves também não permite explicar muito bem o que faz destas cabras animais assim tão especiais, para "quem não perceber, são todas iguais". A cabra bravia, no entanto, pode distinguir-se com pistas simples: "São pequeninas, têm cornos, pelo curto e cor escura".

Além destas marcas distintas a olho nu, "são todas iguais, para mim, trato-as a todas da mesma maneira".

Seja qual for a raça das cabras, o problema é outro bicho peludo, o lobo. "Atacam muito, quando elas se afastam, eles matam muito. Tenho quatro cães, são bons, mas, mesmo assim, eles atacam, ainda mais no inverno".

Agora que o burburinho está a acalmar, a vida do rebanho e do pastor pouco mudou, o ar já está confortável saem todos os dias cedinho serra acima. "Aos lobos já me habituei, agora o raio..."

Ouça aqui todas as emissões do "Bichinho da Rádio".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de