O Bichinho da Rádio

Saúde, comportamento e direito animal, Gente, bichos e a nossa vida em comum.
Para ouvir à segunda-feira, depois das 18h30. Com Dora Pires.

"Ladra Comigo"

O nome provocador é de um projeto que vai onde for preciso para fazer terapia assistida com animais. São três mulheres e mais alguns cães que formam equipas de intervenção para dar a volta a algumas vidas.

Clara Cardoso é formada em gerontologia, aprendeu a trabalhar com animais que ajudam a trabalhar com idosos. Está a aprender terapia da fala e conta com os animais para vir a trabalhar com crianças.

A Clara fala dos companheiros de trabalho, companheiras, no caso, no tom com que algumas pessoas falam dos filhos: "A Milú (Labrador) é a menina dos meus olhos, a Laika (Rafeira) é uma cadela muito agradecida, talvez por ter sido adotada, e a Gemma (Cavalier King Charles Spaniel) gosta muito de colo".

A Clara e as outras duas fundadoras da "Ladra Comigo", têm todas formação na área da saúde e aprenderam a usar os cães como ferramentas. Todas tiraram o curso na Ânimas, a Associação Portuguesa para a Intervenção com Animais de Ajuda Social.

Nos lares, por estes tempos, esta intervenção nunca foi tão desejada. A pandemia valorizou este trabalho, "não tivemos mais intervenções, mas as pessoas passaram a ver-nos como uma preciosa lufada de ar fresco". Em muitos casos, literalmente.

"A principal competência que nós aprendemos é a comunicar com o nosso cão". É aqui que tudo começa. Ou talvez um pouco antes, no momento de encontrar um animal que se preste a esta aprendizagem a este trabalho.

Consulte aqui todas as emissões do programa "O Bichinho da Rádio".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de