O Bichinho da Rádio

Saúde, comportamento e direito animal, Gente, bichos e a nossa vida em comum.
Para ouvir à segunda-feira, depois das 18h30. Com Dora Pires.

O estranho caso dos porquinhos-da-Índia salvos da panela

O quintal de Vanessa Leite é um abrigo natural, ainda por cima com vista para a Serra da Arrábida. Um atrás do outro, foram arranjando ali um cantinho várias espécies de bichos.

Tudo começou com um par de porquinhos-da-índia que por pouco não iam parar à panela de um vizinho.

"Começaram por ser três, um vizinho ia comê-los e pedi-lhe para ficar com eles. Ao fim de um ano já eram 41...", conta Vanessa com um porquinho ao colo que parece ser feito de três peças, uma branca, uma castanha e outra meio dourada.

Noé deve ter tido mais dificuldade em encher a Arca.

A reboque dos porquinhos, Vanessa Leite já tem um bando de galinhas, quatro gatos, dois cães, dois patos e agora 21 porquinhos-da-índia. "Fui aprendendo, aprendi que tinha de separar machos e fêmeas."

Agora elas estão com as galinhas, do lado direito, ao lado da horta, enquanto eles vivem com os patos, do lado do jardim.

Sai caro, mas os vizinhos ajudam. Dá muito trabalho, mas enquanto houver espaço e boas condições este quintal acolhe mais um. Desde que seja um animal em risco, "já me ofereceram uma cabrinha, já me ofereceram coelhos", conta Vanessa Leite com pena, "mas não eram animais em perigo e prefiro tê-los com espaço".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de