O Bichinho da Rádio

Saúde, comportamento e direito animal, Gente, bichos e a nossa vida em comum.
Para ouvir à segunda-feira, depois das 18h30. Com Dora Pires.

Os nossos animais (também) estão cada vez mais gordos

São um membro da família, muitas vezes também quando se trata de ir para a mesa. Achamos que gostam do que nós gostamos e damos-lhe o mimo à boca. Pode dar mau resultado. Nesta altura cerca de metade dos animais de companhia têm excesso de peso.

Para não se chegar tão longe há uma consulta no Hospital Escolar da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa.

Chama-se Programa de Perda e Controlo de Peso para Animais de Companhia, foi criado por Mafalda Pires Gonçalves.

"Porque não são eles que vão ao supermercado", o essencial é ensinar os tutores a escolherem a alimentação adequada a cada animal, nas diferentes fases da vida", aponta a médica veterinária que está agora a fazer doutoramento sobre o tema.

Parece que lhe transmitimos o pecado da gula. Os mesmos animais que em estado selvagem tinham de lutar por cada refeição, são agora servidos com comida nem sempre saudável e nem sempre adequada. Os excessos, neles como em nós, acumulam-se.

Um dos problemas chama-se "petisco", "transpomos muitos dos nossos hábitos para eles, se estamos a comer algo bom e os vemos a pedinchar não conseguimos recusar....". Mafalda Pires Gonçalves não é contra a ideia de dar alimentos não processados a animais, "até lhes faz bem", é, no entanto, preciso saber, por exemplo, que o chocolate é tóxico, tal como os caroços de maçã.

O impacto da obesidade num cão ou num gato é em tudo idêntico ao que tem nos humanos. Neles, calcula-se que reduza a esperança média de vida em dois anos e meio. É só fazer as contas...

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de