O Bichinho da Rádio

Saúde, comportamento e direito animal, Gente, bichos e a nossa vida em comum.
Para ouvir à segunda-feira, depois das 18h30. Com Dora Pires.

Portugal quer resgatar animais da Ucrânia

Está em curso um movimento europeu de voluntários que tentar abrir caminho para conseguir retirar animais sem dono, sobretudo animais que vivem em abrigos. Portugal também tem um cantinho para eles, assim se consigam ultrapassar as dificuldades na fronteira.

Nunca se viram tantos refugiados de guerra a cruzar fronteiras com animais. Quem foge, tem pressa em chegar a porto seguro e tem de viajar leve, mas os ucranianos sacrificam muitos bens para trazerem consigo os animais de companhia.

São imagens que têm comovido a presidente da Associação Condeixa Patudos, em Condeixa-a-Nova. Olga Ruth espera que também sirvam de exemplo aos que em Portugal usam argumentos, por vezes, tão ligeiros, para se desfazerem dos seus animais.

"Estamos a trabalhar com um grupo de voluntários, queremos acolher sobretudo os animais que vivem em abrigos", conta. Em países vizinhos da Ucrânia, como a Polónia ou a Roménia, há organizações que estão a preparar o transporte.

Tal como acontece com as pessoas, estes países também estão a prescindir de toda a documentação dos animais na fronteira; ou estão pura e simplesmente a vaciná-los e a colocar-lhes chips no local.

Em Portugal, há para já um obstáculo, refere Olga Ruth "a Direção Geral de Alimentação e Veterinária exige que se cumpra a lei e que os animais tenham a documentação e sobretudo as vacinas obrigatórias".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de