O Bichinho da Rádio

Saúde, comportamento e direito animal, Gente, bichos e a nossa vida em comum.
Para ouvir à segunda-feira, depois das 18h30. Com Dora Pires.

Quer adotar um cão? Fotógrafo dedica-se a fazer retratos de cães abandonados

O projeto Be My Friend tem até agora cerca de 200 fotografias. Cada uma de um cão abandonado que pode arranjar família com um só olhar. A partir de Coimbra e para o mundo, a ideia e o projeto são do fotógrafo João Azevedo e muita gente já encontrou assim o seu animal de estimação.

O estúdio de João Azevedo já não era um exclusivo de humanos, mas agora a concorrência começa a ser feroz. São tantos os animais abandonados que quando é convidado por uma instituição João Azevedo tem em regra 10 minutos para fotografar cada um. "Já me chamaram para fotografar numa instituição que tem mais de 800 cães, imagine, seria preciso cerca de uma semana!", conta o fotógrafo de Coimbra e acrescenta "mas hei-de lá ir, fotografar os que poder".

"Uso muitas vezes biscoitos ou guloseimas para os subornar, quando têm mais medo da objetiva", porque a maioria são tímidos, mas também há os atrevidos, os que querem só brincar, "em qualquer dos casos é preciso ter muita paciência".

Dos cerca de duzentos cães que já fotografou para o projeto Be My Friend, cerca de 30 foram adotados. E todos os dias há convites para ajudar mais canis ou associações que recebem animais abandonados. O risco é que algumas pessoas querem o animal porque "está bonito na fotografia", outras querem aquele e mais nenhum porque foi "aquela fotografia" que os conquistou.

Ouça aqui o programa O Bichinho da Rádio

Nestes casos a adoção pode não correr bem, ser o que se chama uma adoção por impulso, mas João Azevedo também tem relatos de quem tenha ido ao canil, depois de ver as suas fotografias, sem procurar nenhum cão em particular.

Outras Notícias

Patrocinado

Apoio de

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de