Onde nos Levam os Caminhos

O repórter Fernando Alves vai percorrer o país de lés a lés, sem destino certo. Uma viagem que dispensa o GPS e que segue ao sabor das histórias que encontra pelo caminho. É o regresso da TSF à estrada, à procura de retalhos da vida de portugueses que teimam em ficar no lugar onde nasceram e são felizes. Ao domingo, depois das 11h00, na TSF.

Cabrita Nascimento, fotógrafo. À sombra da sobreira velha

Indo de Évora para Évora Monte pela N18 não temos tempo de perceber que esta estrada é um travesti de asfalto. Muda de nome e de rosto tão logo esbarra com a N 2, em Ervidel, mas antes de chegarmos a essa encruzilhada de caminhos, teremos virado à esquerda e ligado o gravador debaixo da sobreira grande logo adiante de Vale do Pereiro, seguindo a terra batida que nos leva ao interior do montado de sobro e azinho, já no concelho de Arraiolos. Évora ainda no retrovisor, há-de surgir uma placa anunciando Azaruja e outra prometendo Azarujinha. O que nos interessa é aquela que nos sugere que viremos à esquerda até ao povoado de Vale do Pereiro.

O cicerone é o sociólogo e fotógrafo José Cabrita Nascimento que, por certo, não deixará de aplaudir no Parque da Matriz, esta quinta-feira, ao fim da tarde, lá em Portel, onde vive, as músicas e os contos de Celina da Piedade, Cristina Taquelim e Ana Santos. Há três anos ele apresentou no Centro Unesco em Beja a exposição "Alentejo, alma da paisagem" e, na ocasião, entrevistado pelo Diário do Alentejo, deixou no ar uma pergunta: "Pode a alma criar imagens artísticas?". Ele mesmo dirá que sim, adiante, sob a copa da sobreira grande, sem que eu lho pergunte. Do Alentejo dirá que é "o coração do mundo". Não cheguei a colocá-lo diante do dilema de Robert Frost sobre que rumo tomar no bosque onde dois caminhos divergem. Porque, rompendo a grande mancha de montado de sobro e azinho, o caminho é um só e chegaríamos à mais desejada árvore de olhos fechados.

A conversa começa com José Cabrita Nascimento explicando por que é que fizemos aquele caminho de terra batida ao encontro de uma árvore antiga.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de