Onde nos Levam os Caminhos

O repórter Fernando Alves vai percorrer o país de lés a lés, sem destino certo. Uma viagem que dispensa o GPS e que segue ao sabor das histórias que encontra pelo caminho. É o regresso da TSF à estrada, à procura de retalhos da vida de portugueses que teimam em ficar no lugar onde nasceram e são felizes. Ao domingo, depois das 11h00, na TSF.

Manuel Pinheiro, "rei da lampreia" no Gaveto, em Matosinhos: para Mário Soares ele era "o melhor nas tripas à moda do Porto"

Manuel Pinheiro nasceu em 1947 no lugar de Mosteiro Arnoso, Santa Eulália, Famalicão. O tempo que sobrava da escola era dedicado ao trabalho rural. Aos 12 anos conseguiu um lugar de aprendiz, servindo à mesa e cumprindo outras tarefas em casa de Maria Borges Nunes da Fonseca, filha de um dos fundadores do banco Borges e Irmão. Nessa casa da Foz do Porto aprendeu os segredos da mesa e da cozinha que viriam a ser decisivos numa vida dedicada à restauração. Primeiro, no restaurante Girassol, na travessa dos Congregados. Depois, cumprido o serviço militar, já proprietário do restaurante Ribeiro, na praça dos Poveiros, no Porto, uma referência da cozinha tradicional portuguesa que, sob a sua orientação, passou a ser considerada Catedral das Tripas à moda do Porto. Lá decorreu o primeiro jantar da Confraria das Tripas à Moda do Porto de que foi fundador. Foi também nesse restaurante que Manuel Pinheiro conquistou o título de Rei da Lampreia que o levou a correr o país, já aos comandos do restaurante o Gaveto em Matosinhos, onde conversamos, numa tarde em que o telefone não parou, solicitando este homem sempre disponível para uma boa história na mítica casa onde têm mesa quase diária ou muito frequente os arquitectos Eduardo Souto de Moura e Álvaro Siza Vieira, Jorge Nuno Pinto da Costa, Artur Santos Silva ou Rui Moreira. Um livro já impresso sobre a vida e a arte de Manuel Pinheiro, nesta casa mítica de Matosinhos, aguarda o momento em que Marcelo Rebelo de Sousa possa abrir espaço na agenda para um lançamento condigno. O PR escreveu, aliás, para esse livro um texto em que lembra outro grande frequentador do Gaveto: "Razão tinha o presidente Mário Soares que o admirava e muito e não deixava de o considerar o melhor nas tripas à moda do Porto. Claro que há quem discorde e prefira a sua lampreia ou os mil e um pratos de peixe" (...) "Tudo isto", escreve o PR, " é muito importante e enriquece uma vida. Mas para mim o essencial é o muito trabalho muito competente e o muito talento muito variado".

38 Emissões disponíveis

Pesquisar Emissões