Onde nos Levam os Caminhos

O repórter Fernando Alves vai percorrer o país de lés a lés, sem destino certo. Uma viagem que dispensa o GPS e que segue ao sabor das histórias que encontra pelo caminho. É o regresso da TSF à estrada, à procura de retalhos da vida de portugueses que teimam em ficar no lugar onde nasceram e são felizes. Ao domingo, depois das 11h00, na TSF.

​Ernestino Maravalhas, um entomólogo rendido à magia do Barroso: "Boticas é um santuário de borboletas"

Há muitos anos, um entomólogo de nome estranho, Ernestino Maravalhas, montou para esta rádio uma tela usada na captura de borboletas nocturnas. Instalou potentes holofotes no parque florestal de Monsanto e a noite encheu-se de borboletas de que não suspeitávamos. As histórias de Ernestino bateram asas no éter como se, a cada instante, as suas palavras encontrassem uma Cleópatra ou uma Salta-Cercas-da-Montanha. Estes são já nomes de borboletas do pleno dua do mundo, resgatados do livro que Ernestino Maravalhas acaba de publicar com o apoio da câmara de Boticas.

Boticas, em pleno Património Agrícola Mundial do Barroso, é hoje o aconchego do homem que percorreu o país em busca de borboletas, mas se deixou prender pelo verdadeiro santuário de biodiversidade da região onde vive. Em Boticas o fui encontrar, saindo da A7 em Ribeira de Pena, seguindo pela nacional 312. Fica para outra ocasião a Ponte de Arame, tenho à minha espera um entomólogo que é também um grande conversador.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de