Onde nos Levam os Caminhos

O repórter Fernando Alves vai percorrer o país de lés a lés, sem destino certo. Uma viagem que dispensa o GPS e que segue ao sabor das histórias que encontra pelo caminho. É o regresso da TSF à estrada, à procura de retalhos da vida de portugueses que teimam em ficar no lugar onde nasceram e são felizes. Ao domingo, depois das 11h00, na TSF.

Miguel de Carvalho, o livreiro, editor e poeta da Figueira da Foz que se enamorou dos surrealistas

Entrando na Figueira da Foz pela nacional 109, maravilhemo-nos com a arquitectura amável da avenida Foz do Mondego e, por altura da Fonte Luminosa, junto ao edifício da Câmara, procuremos estacionamento e, em seguida, uma esplanada para ler o jornal.

Depois vamos, pela 5 de Outubro, até ao largo Luís de Camões, com o seu monumento aos mortos da Grande Guerra e o pelourinho. A livraria Miguel de Carvalho tem porta aberta ali onde a rua dr José Jardim vem desaguar no largo. A toponímia homenageia o historiador local, autor de um livro publicado em 1915 e que deu brado à época, intitulado "As alfandegas", retratando as fidalgas figueirenses de outrora. É um livro raro, neste momento não se encontra disponível na livraria de Miguel de Carvalho, que é também poeta e editor. A conversa começa com uma pergunta ao homem que compra e vende livros antigos: iria ele onde fosse preciso em busca deste livro, se um cliente o desejasse?

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de