Onde nos Levam os Caminhos

O repórter Fernando Alves vai percorrer o país de lés a lés, sem destino certo. Uma viagem que dispensa o GPS e que segue ao sabor das histórias que encontra pelo caminho. É o regresso da TSF à estrada, à procura de retalhos da vida de portugueses que teimam em ficar no lugar onde nasceram e são felizes. Ao domingo, depois das 11h00, na TSF.

Rosa Madeira, professora da Universidade de Aveiro: vamos ao bairro das pessoas invisíveis

Rosa Madeira, professora e investigadora do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, nasceu no Rio de Janeiro, filha de pais portugueses. Ainda muito nova, fixou-se na região de Águeda onde tinha raízes familiares. Aí fundou, em 1975, a Bela Vista, um centro de educação integrada que lhe permitiu levar por diante as suas propostas para uma cidade próxima das crianças. A infância, a diversidade cultural e a participação comunitária são as chaves da intervenção desta mulher muito marcada pelo pensamento de Paulo Freire e de Luísa Cortesão. Ela tem sido a alma de um projecto tranformador no Bairro dos Ervideiros, em Aveiro, onde contraria o estigma que torna "invisíveis" os seus habitantes.

Rosa Madeira coordena (em parceria com várias instituições, entre elas a Universidade onde leciona) o projecto "Levantar a Pedra para construir Pontes", financiado pelo programa Bairros Saudáveis. Os meninos ciganos e mesmo os mais velhos do bairro dos Ervideiros chamam-lhe Rosinha.

Conversamos na esplanada do café-restaurante Refúgio, a dois passos da universidade e, em seguida, visitamos o bairro das "pessoas invisíveis".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de