Reportagem TSF

Pretérito mais que presente

Quinze alunos da Escola Secundária de Valpaços recuaram no tempo para compreender o que era viver em Oswiecim (Auschwitz), durante a II Guerra Mundial. Criaram uma parceria com uma escola polaca, e com a ajuda dos alunos escreveram um diário. O projecto termina com a viagem a Auschwitz, para conhecer o campo de concentração onde morreram um milhão e cem mil pessoas. «Pretérito mais que presente» é uma reportagem de Joana de Sousa Dias, com sonoplastia de Herlander Rui. Vídeo com pós-produção de Ana António.

Um violino no recreio: A Orquestra Geração

Há um bairro na Amadora onde a orquestra é uma arma contra a exclusão social. Nos dias de ensaio, a música clássica faz-se ouvir mais alto do que a kizomba ou do que o rap. No Casal da Boba, as crianças da “Orquestra Geração” aprendem a caminhar na linha da clave de sol, reescrevendo uma pauta marcada pela má fama do bairro onde vivem. “Um violino no recreio” é uma reportagem de José Carlos Barreto, com sonorização de João Félix Pereira. Passa na TSF quinta-feira, dia 15 de Abril, depois das 19 horas. Repete Sábado, dia 17, depois das 13h00. Ou para ouvir aqui.

Um Povo dos Himalaias

Os seguidores do Dalai Lama criaram em Dharamsala um pequeno Tibete, mas vivem numa terra emprestada e sentem-se um povo sem nacionalidade. Esta semana, a Reportagem TSF visita a sede do autodenominado governo tibetano no exílio, que não é reconhecido por qualquer país, e escuta a voz de quem aguarda com esperança a possibilidade de regressar a casa. Um Povo dos Himalaias» é uma reportagem de Maria João Belchior, com sonorização de João Félix Pereira. - para ouvir aqui. Montagem multimédia de Ana António, com fotografia de Maria João Belchior e sonorização de João Félix Pereira.

Os Filhos da Solidão (reportagem vídeo)

«Eu fui o anjo do perdão para o meu marido». Aos oitenta anos, Maria chora pelo marido que, com a mesma idade, está a cumprir pena de prisão por agredir a mulher. Entre os crimes mais frequentes nesta faixa etária estão a violência entre cônjuges, e a praticada pelos filhos e pelos netos. «A minha neta puxa-me os cabelos, chama-me nomes, atira-me contra o sofá, mas é a coisa que eu mais amo na vida», desabafa Milú.Todos os dias, sem excepção, são registadas queixas de idosos vítimas de violência: filhos que batem nos pais, netos que agridem avós, idosos abandonados em hospitais, situações de negligência extrema, quase sempre vividas em silêncio e dor nos últimos anos de vida. Muitos acabam por procurar a saída no suicídio.Os Filhos da Solidão é uma grande reportagem de Ana Catarina Santos com sonoplastia de Mésicles Helin. Fotografia de Mésicles Helin.Ouça AQUI a reportagem áudio.

O mar que há no Tejo

São pequenas aldeias com casas de madeira construídas sobre estacas. Faziam-nas assim, para escapar às cheias, os pescadores que, ainda no século XIX, deixaram o mar de Vieira de Leiria à procura de outra sorte no Tejo. Estas casas palafíticas e também as embarcações, as artes de pesca dos avieiros e as histórias que ainda hoje contam são agora candidatas a Património Nacional. De Vila Franca de Xira à Golegã, rio acima, há redes cheias de memórias. "O mar que há no Tejo" , é uma grande reportagem de Rita Costa e Herlander Rui, para ouvir na TSF esta quinta feira depois das 19h, com repetição no domingo ao meio-dia.

A aldeia das 2500 cabras

Covas do Monte é uma pequena aldeia escondida num dos vales da Serra de São Macário, em São Pedro do Sul. É aqui que se encontra um dos maiores, senão mesmo o maior rebanho do país.Todos os dias, 2500 cabras saem de manhã para a montanha, num ritual ancestral de pastoreio comunitário que envolve toda a pequena povoação de apenas 56 habitantes. Ao fim da tarde, no regresso à aldeia, os animais parecem saber de cor o curral e a porta certa. Covas do Monte é uma aldeia de rosto antigo, onde se encontra ainda um Portugal raro e já muito distante. "A aldeia das 2500 cabras" é uma reportagem vídeo de João Morais com edição de Ana António. "O Grande Rebanho" é uma grande reportagem de João Morais com sonoplastia de Mésicles Helin. Para ouvir aqui. Galeria de Ana António com fotografia de João Morais. Para ver aqui.